06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15238
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cunha, Marcos Alexandre de Morais-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769402012381725pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.referee2Silva, Márcio Ferreira da-
dc.creatorVentura, Kaio Vitor da Silva-
dc.date.accessioned2025-01-03T14:08:17Z-
dc.date.available2025-01-03-
dc.date.available2025-01-03T14:08:17Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.citationVENTURA, Kaio Vítor da Silva. Deixa vir do coração: a arte poética de Djavan. 48 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15238-
dc.description.abstractBrazilian Popular Music of the 1970s and 1980s, besides marking a wide musical variety, became the prelude to songs of protest and resistance against the dictatorship and repression that plagued artistic and musical spaces, as well as suppressing artists. In this context, Djavan, navigating themes of racial and socioeconomic hardships, emerged with songs marked by an unmistakable poetic style, which stood apart from the popular musical scene of that era. This research aims to analyze Djavan's poetics in the songs “E Que Deus Ajude” (1976), “Alagoas” (1978), “Lambada da Serpente” (1980), and “Se” (1992), which situate the musician within Brazilian Popular Music (MPB). By exploring poetic choices, metaphors, and stylistic resources that define Djavan’s music, this study seeks to shed light on the Brazilian Popular Music landscape of the 1970s and 1980s. The methodology thus aims to connect the historical context, the musician's biography, and his poetic choices in these songs. Therefore, this work, based on bibliographic and qualitative research, draws on the studies of theorists such as Cecchetto (2011), Chediak (2009), Coutinho (2002), Sukman (2018), Ferreira (2008), Ferreira (2022), Hauers (2017), Meyer (1989), Napolitano (2002), Paixão (2018), Perrone (1998), Saldanha (2008), Silva (2004), Siqueira (2016), Souza (2010), Souza & Lobo (2021), and Oliveira (2016).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectMúsica Popular Brasileira – MPBpt_BR
dc.subjectDjavanpt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectRecurso Estilisticopt_BR
dc.subjectPoeticspt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleDeixa vir do coração a arte poética de Djavanpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Música Popular Brasileira dos anos 70 e 80, além de ser o marco de uma ampla variedade musical, tornou-se o prelúdio de canções de protestos e resistência contra a ditadura e repressão que assolavam os espaços artísticos e musicais, além de reprimir os artistas. Nessa direção, Djavan, girando em torno de dificuldades raciais e socioeconômicas, aparece com suas canções atravessadas por uma poética inconfundível, que se diferenciava do cenário musical em alta da época. Com isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a poética de Djavan nas canções E Que Deus Ajude (1976), Alagoas (1978), Lambada da Serpente (1980) e Se (1992), as quais situam o músico na MPB. Ao explorar as escolhas poéticas, as metáforas, recursos estilísticos que marcam as músicas de Djavan, pretende-se lançar um olhar sobre o cenário da Música Popular Brasileira dos anos 70 e 80. Assim, a metodologia busca unir o contexto histórico, a biografia do músico e as escolhas poéticas em suas canções. Portanto, tomando a pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativo, este trabalho tem como base os estudos dos teóricos de Cecchetto (2011), Chediak (2009), Coutinho (2002), Sukman (2018), Ferreira (2008), Ferreira (2022), Hauers (2017), Meyer (1989), Napolitano (2002), Paixão (2018), Perrone (1998), Saldanha (2008), Silva (2004), Siqueira (2016), Souza (2010), Souza; Lobo (2021), e Oliveira (2016).pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Deixa vir do coração a arte poética de Djavan.pdf960.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.