06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15228
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A formação continuada de professores de Geografia na rede municipal de ensino de Mata Grande / AL
Autor(es): Silva, Luiz César da
Primeiro Orientador: Marques, Leônidas de Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Ana Paula Solino
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Magda Campos de
Resumo: Pensar a formação docente, tanto inicial como continuada, é essencial na contemporaneidade. Ademais, analisar como se realiza a articulação dessa formação com os currículos escolares se torna urgente e imprescindível. Por isso, tem-se por objetivo deste trabalho discutir sobre a importância da formação continuada do professor de geografia no Município de Mata Grande. Como fundamento metodológico, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as fundamentais teorias e conceitos educacionais em vigência tanto no ambiente escolar quanto no campo da formação docente. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de geografia da rede municipal de ensino. Ademais, para o professor de geografia a formação continuada simboliza um instrumento facilitador na metodologia de ensino e aprendizagem. Sendo assim, se defende uma valorização de políticas de formação continuada de professores, pois se argumenta em muitos casos que esses profissionais não possuem a devida qualificação para a construção de práticas educativas eficientes e eficazes.
Abstract: Thinking about teacher training, both initial and continuing, is essential in contemporary times. Furthermore, analyzing how this training is linked to school curricula becomes urgent and essential. Therefore, the objective of this work is to reflect on the importance of continued training for geography teachers in the Municipality of Mata Grande. As a methodological foundation, a bibliographical review was carried out on the fundamental educational theories and concepts in force both in the school environment and in the field of teacher training. In addition, semi- structured interviews were carried out with four geography teachers from the municipal education network. Furthermore, for the geography teacher, continuing education symbolizes a facilitating instrument in the teaching and learning methodology. Therefore, an appreciation of continuing teacher training policies is advocated, as it is argued in many cases that these professionals do not have the necessary qualifications to build efficient and effective educational practices.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Formação docente
Formação continuada
Professor de Geografia
Ensino e aprendizagem
Teacher training
Continuing training
Geography teacher
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: SILVA, Luiz César da. A formação continuada de professores de Geografia na rede municipal de ensino de Mata Grande / AL. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15228
Data do documento: 10-set-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A formação continuada de professores de Geografia na rede municipal de ensino de Mata Grande AL.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.