06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15224
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A avaliação educacional no ensino superior um estudo de caso na UFAL, Campus Sertão
Autor(es): Honorato, Vitória Karolaine de Menezes
Primeiro Orientador: Pereira, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Ana Paula Solino
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Marcos Ricardo de
Resumo: O presente trabalho trata sobre avaliação de aprendizagem no ensino superior, a partir da investigação e discussão de como acontece o processo de avaliação da aprendizagem no Campus Sertão, localizado em Delmiro Gouveia - AL. Trata-se de uma pesquisa documental e exploratória. Além de legislações e documentos institucionais utilizamos outras fontes para coleta de dados, como relato dos próprios alunos e professores do referido Campus. No primeiro momento, buscamos entender as práticas do docente universitário em relação ao processo de avaliação dos alunos e como elas são importantes para a dinâmica em sala de aula, e como podem contribuir para o processo de formação profissional do estudante. Buscou-se conhecer quais instrumentos avaliativos fazem parte da organização das aulas e quais impactos de cada instrumento desenvolvido. Para obter os dados utilizamos os documentos institucionais da universidade, a Lei de Diretrizes e Bases, os dados do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Além destes documentos utilizamos o Censo de Educação Superior que nos forneceu dados mais abrangentes sobre o ensino superior no Brasil. Por outro lado, buscamos por meio de questionário ouvir estudantes e professores a respeito desse processo do ensino. O questionário foi disponibilizado através de formulário do google forms, com perguntas objetivas e argumentativas buscando entender as duas vertentes desse processo. A pesquisa realizada com estudantes e docentes foi verificado que os professores participantes da possuem formação pedagógica. Os alunos passam por dificuldades emocionais ao realizar provas, preferindo outros instrumentos avaliativos. O docente participante da pesquisa tem a prova como principal instrumento avaliativo.
Abstract: This work deals with learning assessment in higher education, based on the investigation and discussion of how the learning assessment process takes place at Campus Sertão, located in Delmiro Gouveia - AL. This is documentary and exploratory research. In addition to legislation and institutional documents, we use other sources to collect data, such as reports from the students and teachers of the aforementioned Campus. Initially, we sought to understand the practices of university faculty in relation to the student assessment process and how they are important for classroom dynamics, and how they can contribute to the student's professional training process. We sought to find out which assessment instruments are part of the organization of classes and the impacts of each instrument developed. To obtain the data, we used the university's institutional documents, the Law of Guidelines and Bases, data from SINAES (National Higher Education Assessment System). In addition to the documents used in the Higher Education Census, we brought more comprehensive data on higher education in Brazil. On the other hand, we sought to hear students and teachers about this teaching process through a questionnaire. The questionnaire was made available through a Google Forms form, with objective and argumentative questions seeking to understand the two aspects of this process. A survey carried out with students and teachers found that the participating teachers had pedagogical training. Students experience emotional difficulties when carrying out challenges, preferring other assessment instruments. The teacher participating in the research uses the test as the main evaluation instrument.
Palavras-chave: Educação
Ensino superior
Avaliação da aprendizagem
Prática docente
Desempenho do estudante
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Campus do Sertão
Formação docente
Assessment of learning higher education
teacher training
Student performance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: HONORATO, Vitória Karolaine de Menezes. A avaliação educacional no ensino superior: um estudo de caso na UFAL, Campus Sertão. 55 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15224
Data do documento: 5-set-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A avaliação educacional no ensino superior um estudo de caso na UFAL, Campus Sertão.pdf965.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.