06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15207
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.contributor.referee1Pavezi, Marilza-
dc.contributor.referee2Santos, Janayna Paula Lima de Souza-
dc.creatorFreitas, Letícia da Silva-
dc.date.accessioned2024-12-31T17:33:10Z-
dc.date.available2024-12-31-
dc.date.available2024-12-31T17:33:10Z-
dc.date.issued2024-05-09-
dc.identifier.citationFREITAS, Letícia da Silva. A pandemia da covid-19 e os impactos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças: uma revisão sistemática da literatura. 28 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15207-
dc.description.abstractThe literature review presented here aims to analyze the academic production that deals with the impacts on the development and learning of children caused by the absence from the school environment during the COVID-19 pandemic. The research was conducted in two databases: Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Network of Scientific Journals from Latin America, the Caribbean, Spain, and Portugal (Redalyc), using the following search string: ("children" OR "Childhood" AND "Pandemic" OR "Covid-19"). Following the inclusion criteria, 11 full articles were selected, published between 2020 and 2022, addressing social isolation and its consequences, involving children, and indicating changes in some aspect of child development or learning. It is concluded that the changes imposed by the pandemic period had impacts on different aspects of child development, with varied feelings experienced during social isolation, reports of alterations in sleep, nutrition, weight and immunity, as well as behavioral changes such as irritability, agitation, and discouragement. In addition, there are social losses, with complaints about the absence of friends and family members and the desire to reunite with them. Regarding learning, the use of digital technologies and their tools is highlighted, as well as the fact that children create new realities with different ways of playing, interacting, and representing everyday life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectAusência ao ambiente escolarpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectChild Developmentpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA pandemia da covid-19 e os impactos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças: uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA revisão da literatura aqui apresentada tem como objetivo analisar a produção acadêmica que trata sobre os impactos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças ocasionados pela ausência ao ambiente escolar durante a pandemia da COVID-19. A pesquisa foi realizada em duas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal (Redalyc), utilizando a seguinte string de busca: ("crianças" OR "Infância" AND "Pandemia" OR "Covid-19"). Seguindo os critérios de inclusão, foram selecionados 11 artigos completos, publicados entre 2020 e 2022, que abordaram o isolamento social e suas consequências, envolvem crianças e indicam mudanças em algum aspecto do desenvolvimento ou aprendizagem infantil. Conclui-se que as mudanças impostas pelo período pandêmico tiveram impactos em diferentes aspectos do desenvolvimento infantil, com sentimentos variados vivenciados durante o isolamento social, relatos de alterações no sono, na alimentação, no peso e na imunidade dos pequenos, assim como mudanças comportamentais como irritabilidade, agitação e desânimo. Além disso, há prejuízos sociais, com queixas sobre a falta dos amigos e dos familiares e a vontade de reencontrá-los. Em se tratando da aprendizagem, destaca-se o uso das tecnologias digitais e de suas ferramentas e o fato das crianças criarem novas realidades, com diferentes formas de brincar, interagir e representar o cotidiano.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A PANDEMIA DA COVID-19 E OS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO (1).pdf918.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.