06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15205
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um olhar para os recursos linguístico-enunciativos no gênero artigo de opinião estratégia didática para aulas de língua portuguesa
Autor(es): Santos, Simone Souza dos
Primeiro Orientador: Santos Filho, Ismar Inácio dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Márcio Ferreira da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Hugo Pedro Silva dos
Resumo: Nas aulas de Língua Portuguesa é preciso desenvolver atividades de oralidade e de letramento, que incluem leitura/escuta e produção/escrita de textos e fala que circulam na sociedade, para que o alunado possa perceber e problematizar os inúmeros recursos linguísticos nos diversos gêneros textuais e utilizá-los tanto no espaço escolar quanto na vida, como “formas” de interação social. Nesse contexto, este trabalho pretende discutir, pelo olhar da Linguística Aplicada, tratada por Moita Lopes (2006), o uso de alguns recursos linguísticos-enunciativos no artigo de opinião “Lampião é macho, macho por despacho”, de Eugênio Bucci, de 2011, como proposta de fazer análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa, texto cujo o tema se aproxima do/a leitor/a da nossa região, por ser relacionado a questões do Sertão/Nordeste brasileiro. Também abordamos o conceito da “gramática contextualizada”, de Antunes (2014), e sua relação didática para aulas de Língua Portuguesa. Nesse sentido, para Santos Filho (2021), o cidadão e a cidadã são sujeitos que precisam de outras competências e habilidades de linguagem para que possam “ler”, “ouvir”, “escrever” e “falar”, de modo a problematizar os textos e a compreender o texto e os arranjos e (re)arranjos linguísticos e seus efeitos de sentido, que envolvem aspectos político-ideológicos e éticos. Desse modo, esta pesquisa trata de uma análise (textual) linguística, com abordagem qualitativa, relevante e dotada de cunho didático-pedagógico para o ensino de Língua Portuguesa. Este trabalho aponta que, com base nos estudos da gramática contextualizada, podemos planejar aulas numa perspectiva dialógica, levando-se em conta a interação entre os sujeitos, deixando para trás os modelos antigos e já desgastados, mas que muitos/muitas professores/as ainda trabalham.
Abstract: In Portuguese language classes, it is necessary to develop oral and literacy activities, which include reading/listening and producing/writing texts and speech that circulate in society, so that students can perceive and problematize the countless linguistic resources in the different textual genres and use them both in the school space and in life, as “forms” of social interaction. In this context, this work intends to discuss, from the perspective of Applied Linguistics, treated by Moita Lopes (2006), the use of some linguistic-enunciative resources in the opinion article “Lampião é macho, macho por despacho”, by Eugênio Bucci, from 2011, as a proposal to carry out linguistic analysis in Portuguese language classes, a text whose theme is close to the reader in our region as it is related to issues in the Brazilian Sertão/Nordeste. We also address the concept of “contextualized grammar”, by Antunes (2014), and its didactic relationship for Portuguese language classes. In this sense, for Santos Filho (2021), citizens are subjects who need other language skills and abilities so that they can “read”, “listen”, “write” and “speak”, in order to problematize the texts and understand linguistic arrangements and (re)arrangements and their meaning effects, which involve political-ideological and ethical aspects. Therefore, this research deals with a linguistic analysis, with a qualitative, relevant approach and a didactic- pedagogical nature for teaching Portuguese. This work points out that, based on studies of contextualized grammar, we can plan classes from a dialogic perspective, taking into account the interaction between subjects, leaving behind the old and worn-out models, but which many teachers still work.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Linguística aplicada
Recursos Linguístico-enunciativos
Gramática contextualizada
Didática
Análise linguística
Portuguese language
Linguistic Analysis
Contextualized Grammar
Applied Linguistics
Didactics
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: SANTOS, Simone Souza dos. Um olhar para os recursos linguístico-enunciativos no gênero artigo de opinião: estratégia didática para aulas de língua portuguesa. 56 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15205
Data do documento: 5-abr-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.