Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15172
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Pandemia e ensino de história: obstáculos e experiências do ensino remoto na residência pedagógica em Delmiro Gouveia |
Autor(es): | Lisboa, Filipe Araújo |
Primeiro Orientador: | Lima, Marcos Ricardo de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Figueirêdo, Carla Taciane |
metadata.dc.contributor.referee2: | Menezes, Marcus Swell Brandão |
Resumo: | Este artigo apresenta os impactos que a educação sofreu durante seu período de ensino remoto em um dos episódios mais trágicos da história da humanidade, a pandemia de covid-19. As experiências aqui analisadas e descritas, se deram a partir do Programa de Residência pedagógica na cidade de Delmiro Gouveia, e tem como objetivo demonstrar os contrastes enfrentados pela educação nacional e em Delmiro Gouveia ao se deparar com a situação de urgência vivida pelo mundo em função de proteger a humanidade do contágio cruel e, concomitantemente, encontrar alternativas para que a educação pudesse continuar. Como caminhos metodológicos foram adotados métodos qualitativos de pesquisa, este artigo foi produzido a partir de pesquisa bilbiográfica e relatório feito durante uma experiência no programa Residência Pedagógica no contexto pandêmico de Delmiro Gouveia. Conseguimos atingir os objetivos esperados, pois este material produzido pelo programa e este presente artigo podem auxiliar presentes e futuras reflexões sobre a estrutura educacional de Alagoas com foco em Delmiro Gouveia. |
Abstract: | This article presents the impacts that education suffered during its period of remote teaching in one of the most tragic episodes in the history of humanity, the covid-19 pandemic. The experiences analyzed and described here took place from the Pedagogical Residency Program in the city of Delmiro Gouveia, and aim to demonstrate the contrasts faced by national education and in Delmiro Gouveia when faced with the urgent situation experienced by the world due to to protect humanity from cruel contagion and, at the same time, find alternatives so that education could continue. As methodological paths, qualitative research methods were adopted, this article was produced based on bibliographical research and a report made during an experience at Pedagogical Residency in the pandemic context of Delmiro Gouveia. We managed to achieve the expected objectives, as this material produced by the program and this article can help present and future reflections on the educational structure of Alagoas with a focus on Delmiro Gouveia. |
Palavras-chave: | Educação Ensino remoto Aula remota Pandemia COVID-19 Docência Ensino e aprendizagem Education pandemic remote class teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História - Licenciatura |
Citação: | LISBOA, Filipe Araújo. Pandemia e ensino de história: obstáculos e experiências do ensino remoto na residência pedagógica em Delmiro Gouveia. 30 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15172 |
Data do documento: | 5-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PANDEMIA E ENSINO DE HISTÓRIA OBSTÁCULOS E EXPERIÊNCIAS DO ENSINO REMOTO NA RESIDENCIA PEDAGOGICA EM DELMIRO GOUVEIA.pdf | 353.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.