06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15169
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.referee2Pavezi, Marilza-
dc.creatorLima, Sthefany dos Santos-
dc.date.accessioned2024-12-26T21:27:14Z-
dc.date.available2024-12-26-
dc.date.available2024-12-26T21:27:14Z-
dc.date.issued2024-02-06-
dc.identifier.citationLIMA, Sthefany dos Santos. A escolarização de crianças com TDAH: reflexões sobre o trabalho docente. 54 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15169-
dc.description.abstractThe objective of this course completion work (TCC) was to study how schooling works for children with ADHD; Reflections on teaching work. To achieve this, qualitative research was carried out, of the case study type, which included observation in a class with two children diagnosed with ADHD. To this end, a literature search will first be carried out to obtain information about the learning difficulties of children with ADHD, understand a little about the disorder, how it affects children, what their limitations are, and how ADHD makes it difficult for them during their schooling phase. , seeking from the authors' perspective what they think about the methods used by teachers and how these children are seen by school society. An interview was also carried out with the teacher and the class mediator, with the aim of finding out more about how attention deficit hyperactivity disorder affects the school life of diagnosed children, how this compromises their learning and how educators are prepared to deal with the disorder. The main guidelines for this work were the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM V, 2014), Signor and Santana (2016), Mattos (2020), ABDA (2017), Smith and Strick (2007). The research contributed to our understanding of how the school and teachers are including children with ADHD, how everyday dynamics work in the classroom and the teaching methods used by teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAHpt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectAttention Deficit Hyperactivity Disorderpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleA escolarização de crianças com TDAH: reflexões sobre o trabalho docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi analisar a perspectiva de duas educadoras sobre a dinâmica de ensino em uma sala de aula que tem crianças com TDAH incluídas em uma escola pública. Buscamos responder a seguinte questão: como funciona a dinâmica de ensino de uma sala de aula com crianças com TDAH incluídas? Para isso foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso que contou com observação em uma turma com duas crianças diagnosticadas com TDAH de uma escola pública do município de Delmiro Gouveia/AL durante o Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia e entrevista com as docentes da turma. Os principais norteadores teóricos do presente trabalho foram o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V, 2014), Signor e Santana (2016), Mattos (2020), ABDA (2017), Smith e Strick (2007), entre outros, que nos permite entender um pouco sobre o transtorno e como ele afeta as crianças. Também contamos com o suporte da legislação nacional sobre educação especial. Organizamos os resultados em quatro categorias de análise: 1) Conceito de TDAH, 2) O trabalho com crianças com TDAH; 3) Trabalho compartilhado e 4) Dificuldades encontradas. A pesquisa contribuiu para o entendimento de como a escola e as docentes lidam com as crianças com TDAH, como funciona a dinâmica do cotidiano na sala de aula e os métodos de ensino usados pelas docentes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TDAH_ REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE.pdf766.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.