06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação escolar indígena: uma análise sobre as especificidades curriculares
Autor(es): Silva, Rosélia Vieira da
Primeiro Orientador: Pereira, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Ana Paula Solino
metadata.dc.contributor.referee2: Barbalho, José Ivamilson Silva
Resumo: A luta dos povos indígenas por escolas que respondam as suas demandas educacionais é acompanha de debates e da consequente implementação de políticas públicas educacionais que contribuem para o desenvolvimento da educação escolar e de currículos diferenciados. Diante disso, este trabalho objetiva analisar as especificidades curriculares das escolas indígenas e tem como método à pesquisa documental com vista a análise da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, da Base Nacional Comum Curricular, do Parecer no14 de 1999 e outros marcos legais que respaldam a educação escolar indígena. A análise permitiu constatar que o ensino ofertado nas escolas indígenas deve ser desenvolvido por meio de currículos interculturais, elegendo os saberes e a língua materna como constituinte do currículo junto aos conhecimentos de outros contextos. Dessa forma, as memórias, tradições e valores indígenas são tidos como elementos importantes do currículo escolar, caracterizando o específico das escolas indígenas.
Abstract: The struggle of indigenous peoples for schools that respond to their educational demands is accompanied by debates and the consequent implementation of public educational policies that contribute to the development of school education and differentiated curricula. In view of this, this work aims to analyze the curricular specificities of indigenous schools and its method is documentary research with a view to analyzing the Federal Constitution of 1988, the Law of Guidelines and Bases of National Education of 1996, the National Common Curricular Base, the Opinion no14 of 1999 and other legal frameworks that support indigenous school education. The analysis revealed that the teaching offered in indigenous schools must be developed through intercultural curricula, choosing knowledge and the mother tongue as a constituent of the curriculum along with knowledge from other contexts. In this way, indigenous memories, traditions and values are considered important elements of the school curriculum, characterizing the specific nature of indigenous schools.
Palavras-chave: Educação indígena
Ensino e aprendizagem
Interculturalidade
Currículo
Educação escolar indígena
Curriculum
Indigenous school education
Culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SILVA, Rosélia Vieira da. Educação escolar indígena: uma análise sobre as especificidades curriculares. 54 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15159
Data do documento: 25-set-2023
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