Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15154
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de professores de História no alto sertão alagoano (2015.2020) |
Autor(es): | Targino, Maria Monikelle da Silva |
Primeiro Orientador: | Figueirêdo, Carla Taciane |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Mônica Regina Nascimento dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Fechine, José Alegnoberto |
Resumo: | Esta pesquisa demonstra os impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID na formação do professor de História no Alto Sertão Alagoano (2015-2020). O critério de escolha para delimitar o recorte espaço-temporal se fundamenta na inserção do curso dentro do programa e se tratar se de uma pesquisa participante. Especificamente, objetivou-se evidenciar quais são as implicações formativas para os bolsistas participantes do PIBID de História, e identificar os desafios e dificuldades enfrentados por esses bolsistas durante o processo de inserção no subprojeto de História Campus do Sertão. Diante do que foi exposto, questionou-se quais os impactos do PIBID na formação do professor de História no Campus do Sertão. A relevância científica desta pesquisa parte da ausência de uma produção historiográfica acerca deste tema, principalmente o PIBID História. Soma-se a relevância sociofornativa e epistêmicos do acervo no Campus do Sertão especificamente o do curso de História, vale ressaltar alguns trabalhos de conclusão de curso, Santana (2018) e Santos (2019) que discutem sobre o PIBID, ressaltando o espaço temporal específico de cada pesquisa. Os procedimentos metodológicos para efetivação da pesquisa, teve como instrumentos de produção de dados, observação participante, pesquisa documental, e entrevista semiestruturada. A análise permitiu refletir sobre as motivações inerentes a mobilização do bolsista, alguns explicitam motivos financeiros, outros informa a necessidade de inserção nas práticas de ensino. Diante do exposto, evidenciou se que apesar das políticas públicas inerentes a formação docente sofrer impactos da governança nacional o PIBID promove o início da docência e contribui de forma imensurável na formação continuada acadêmico científico. |
Abstract: | This research demonstrate the impacts of the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program-PIBID on the training of History teachers in Alto Sertão Alagoano (2015-2020). The choice criterion for delimiting the space-time cut is based on the insertion of the course within the program and if it is a participatory research. Specifically, the objective was to highlight the training implications for scholarship holders participating in the History PIBID, and to identify the challenges and difficulties faced by these scholarship holders during the process of inclusion in the Campus do Sertão History subproject. In view of the above, the question was raised about the impacts of PIBID on the training of History teachers at the Campus do Sertão. The scientific relevance of this research stems from the absence of historiographical production on this topic, mainly referring to PIBID History. In addition to the socio-formative and epistemic relevance of the collection at Campus do Sertão, specifically that of the History course, it is worth highlighting some course conclusion works, Santana (2018) and Santos (2019) that discuss the PIBID, highlighting the specific temporal space of each Search.The methodological procedures for carrying out the research included data production instruments, participant observation, documentary research, and semi-structured interviews. The analysis allowed us to reflect on the motivations inherent to the scholarship holder's mobilization, some explain financial reasons, others inform the need for inclusion in teaching practices. In view of the above, it became clear that despite the public policies inherent to teacher training being impacted by national governance, PIBID promotes the beginning of teaching and contributes immeasurably to continued academic and scientific training. |
Palavras-chave: | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID Formação docente Professor de História Campus do Sertão Curso de História |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História - Licenciatura |
Citação: | TARGINO, Maria Monikelle da Silva. Os impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de professores de História no alto sertão alagoano (2015.2020). 38 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15154 |
Data do documento: | 9-out-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OS IMPACTOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSORE DE HISTÓRIA NO ALTO SERT]AO ALAGOANO (2015-2020).pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.