00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15121
Tipo: Dissertação
Título: A tematização da mulher em uma sala de 3º ano do ensino médio: dialogismo e construção de sentidos
Título(s) alternativo(s): The thematization of women in a 3rd year high school classroom: dialogism and construction of meanings
Autor(es): Silva, Daniela Caetano da
Primeiro Orientador: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee1: Storto, Letícia Jovelina
metadata.dc.contributor.referee2: Meniconi, Flávia Colen
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo refletir acerca da tematização da mulher nas aulas de Língua Portuguesa da minha turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual no interior de Alagoas em 2022. As tematizações versam sobre a violência doméstica, mas especificamente contra a mulher, bem como a ocupação profissional da mulher negra. É alarmante o número de agressões físicas e ou verbais que as mulheres sofrem diariamente em nosso país (DatafolhaFBPS, 2022), a maior parte dessas mulheres são mulheres negras. As mulheres negras ainda ocupam um índice exorbitante nos trabalhos domésticos (Dieese, 2022), mulheres essas que sofrem em condições precárias de trabalho. Argumento que o processo que escravizou os negros e as negras, no passado, reverbera na contemporaneidade, na ocupação de espaços pelas pessoas negras, sobretudo, pelas mulheres. A cor negra está representada nos espaços que simbolizam o sofrimento: presídios, vítimas de agressões, nos trabalhos braçais e, em muitos casos, em trabalhos análogos aos da escravidão (CNN Brasil, 2022). Pensando sobre essas questões, encaminho os seguintes objetivos específicos desta pesquisa: observar a circulação temática acerca da mulher negra nas produções dos alunos; Produzir sentidos para a professora e para os alunos com base nos temas observados. Com esses objetivos, pretendo encaminhar as seguintes questões de pesquisa: Que recursos linguístico-discursivos foram utilizados para evidenciar a construção da tematização da mulher negra? Que posição discursiva os envolvidos assumem diante desses temas? Tendo como base os pressupostos teóricos dos estudos de Bakhtin e o Círculo acerca das relações discursivas dialógicas; Volóchinov (2017) no que concernem as discussões sobre tema e significação. Nesse sentido, pensando na relação do tema e da significação reflito que o tema é uma forma de agir da consciência em reação a construção da formação existencial. Se existe tema, existirá significação, pois não existirá um sem o outro (Volóchinov, 2017). Argumento por meio de Kilomba (2018) e Djamila Ribeiro (2018), Moreira Júnior (2022) no que tange às discussões de racismo, sobretudo, quando se trata do racismo que envolve a mulher, dentre outros autores. Nesse sentido, a pesquisa é situada na área da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 1996), e considera a singularidade e a posição de mundo da pesquisadora no âmbito dessas considerações (Trivinos, 2008). Para coleta e geração de dados, utilizei três instrumentos, foram eles: textos que compunham os planos de aulas; produções realizadas pelos estudantes da turma e diários reflexivos produzidos por mim, pesquisadora e professora da referida turma. Assim, selecionei cinco textos sobre a violência doméstica e seis textos produzidos pelos estudantes acerca da ocupação profissional pela mulher negra. Os textos selecionados foram escritos por cinco estudantes do sexo feminino e seis estudantes do sexo masculino. Esses estudantes são, em maioria, lidos socialmente como pardos e negros. Os dados apontam que os estudantes demonstram interesse nas temáticas que envolvem a mulher. Além disso, os dados expressaram como as tematizações da violência doméstica e da ocupação profissional pela mulher negra pôde trazer contribuições para um possível posicionamento crítico dos estudantes. Através das tematizações, nós, professoras e professores, contribuiremos com o ensino/aprendizagem da língua de forma mais crítica.
Abstract: The present research aimed to reflect on the thematization of women in the Portuguese Language classes of my 3rd year high school class at a state public school in the interior of Alagoas in 2022. The themes deal with domestic violence, but specifically against women, as well as the professional occupation of black women. The number of physical and/or verbal attacks that women suffer daily in our country is allarming (DatafolhaFBPS, 2022), the majority of these women are black women. Black women still occupy an exorbitant rate in domestic work (Dieese, 2022) women who suffer in precarious working conditions. I argue that the process that enslaved black men and women in the past reverbarates in contemporary times, in the occupation of spaces by black people, specially women. The collor black is represented in spaces that symbolize suffering: prisons, victms of aggression, in manual labor and, in lots of cases, in jobs similar to slavery (CNN Brasil, 2022). Thinking about these questions, I present the following specific objectives of this research: Observe the thematic circulation about black women in students’ productions; Produce meaning for the teacher and students based on the themes observed. With these objectives, I inted to address the following research question: What linguistic-discursive resources were used to highlight the construction of the theme of black women? What discursive position do those involved take on these issues? Based on the theoretical assumptions of Bakhtin and the Circle’s studies on dialogical discursive relationships; Volóchinov (2017) regarding discussions on theme and meaning. In this sense, thinking about the relationship between theme and meaning, I reflect that the theme is a way of acting of consciousness in reaction to the construction of existential formation. If there is a theme, there will be meaning, so one will not exist without the other (Volóchinov, 2017). I argue according to Kilomba (2018) and Djamira Ribeiro (2018), Moreira Júnior (2022) regarding discussions of racism, specially when it comes to racism involving women, among other authors. In this sense, the research is situated in the area of Applied Linguistics (Moita Lopes, 1996) and considers the researcher’s uniqueness and world position within the scope of these considerations (Trivinos, 2008). To collect and generate data, I used three instruments: texts that made up the lesson plans; productions carried out by students of the group and reflective diaries produced by me, researcher and teacher of that group. Therefore, I selected five texts about domestic violence and six texts produced by students about the professional occupation of black woman. The selected texts were written by five female students and six male students. These students are, in majority, socially read as brown and black. The data show that students show interest in topics involving women. Furthermore, the data expressed how the themes of domestic violence and professional occupations by black women could contribute to a possible critical positioning of students. Through thematizations, we, teachers, will contribute to the teaching/learning of the language in a more critical way.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Violência doméstica- Mulher Negra
Racismo
Posicionamento crítico
Portuguese language
Domestic violence - Black Woman
Racism
Critical positioning
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: SILVA, Daniela Caetano da. A tematização da mulher em uma sala de 3º ano do ensino médio: dialogismo e construção de sentidos.2024. 196 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística: Linguística)-Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15121
Data do documento: 22-mar-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A tematização da mulher em uma sala de 3º ano do ensino médio dialogismo e construção de sentidos.pdf9.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.