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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15101
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O cancioneiro escolar a música popular nos livros didáticos do Ensino Fundamental II |
Autor(es): | Tavares, Waléria Gomes |
Primeiro Orientador: | Cunha, Marcos Alexandre de Morais |
metadata.dc.contributor.referee1: | Valença, Paulo José Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Fábia Pereira da |
Resumo: | Este trabalho buscou mostrar que o uso da música na educação básica pode ser uma ferramenta interdisciplinar favorável para o ensino de língua portuguesa. A presente pesquisa norteia-se pelos seguintes questionamentos sobre a música: Está sendo usada essa tática em sala de aula? De que forma? Para tanto, utilizou-se a pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, através da análise dos livros didáticos do 6° ao 9° ano intitulado “Singular & Plural: leitura, produção e estudos de linguagem” de Marisa Balthasar e Shirley Goulart, Revista Moderna (2018), utilizados na rede de ensino do município de Água Branca-AL, pesquisa bibliográfica com autores como Marcos Morais (2012, 2020), Jardim e Silva (2013), Ongaro, Silva e Ricci (2006), dentre outros, e a aplicação de um questionário. Assim, o principal objetivo é verificar se é usada a música em sala de aula e demonstrar que esse meio didático pode ser vantajoso tanto para o aluno como para o professor. Tendo em vista estas questões, pode-se concluir que os professores têm um pouco de dificuldade nesse quesito, não utilizam muito, mas com uma boa formação acadêmica poderemos mudar essa realidade. |
Abstract: | This work sought to show that the use of music in basic education can be a favorable interdisciplinary tool for teaching the Portuguese language. This research is guided by the following questions about music: Is this tactic being used in the classroom? In what way? For that, qualitative and quantitative research was used, through the analysis of textbooks from 6th to 9th grade entitled "Singular & Plural: reading, production and language studies" by Marisa Balthasar and Shirley Goulart, Revista Moderna (2018), used in the teaching network of the municipality of Água Branca-AL, bibliographical research with authors such as Marcos Morais (2012, 2020), Jardim e Silva (2013), Ongaro, Silva and Ricci (2006), among others, and the application of a questionnaire. Thus, the main objective is to verify if music is used in the classroom and to demonstrate that this didactic means can be advantageous for both the student and the teacher. In view of these issues, it can be concluded that teachers have a little difficulty in this regard, they do not use much, but with a good academic background we can change this reality. |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Livro didático Música Interdisciplinaridade Ensino Fundamental II portuguese language didactic means music |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) - Licenciatura |
Citação: | TAVARES, Waléria Gomes. O cancioneiro escolar a música popular nos livros didáticos do Ensino Fundamental II. 52 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15101 |
Data do documento: | 24-ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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