06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15094
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4258846779795319pt_BR
dc.contributor.referee1Massmann, Débora Raquel Hettwer-
dc.contributor.referee2Rangel, Heder Cléber de Castro-
dc.creatorBritto, Déborah Ferreira-
dc.date.accessioned2024-12-16T16:22:23Z-
dc.date.available2024-12-16-
dc.date.available2024-12-16T16:22:23Z-
dc.date.issued2023-08-25-
dc.identifier.citationBRITTO, Déborah Ferreira. Inclusão da disciplina línguas indígenas na grade curicular obrigatória do Curso de Letras: um olhar reflexivo para o projeto pedagógico do Curso de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão. 58 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15094-
dc.description.abstractEste artículo presenta una reflexión sobre la inclusión de la asignatura "Introducción a las Lenguas Indígenas" en el currículo obligatorio del Curso de Letras Lengua Portuguesa, ofrecido en la Universidad Federal de Alagoas Campus do Sertão. A partir de las reflexiones, se realizaron análisis teóricos de documentos, del Plan Pedagógico del Curso de Letras y se observó de manera general la historia de los pueblos indígenas y la enseñanza de las Lenguas Indígenas en Brasil. El trabajo aporta una mirada al Plan Pedagógico del Curso de Letras, así como una reflexión sobre la inclusión de la disciplina como obligatoria. Teniendo como soporte teórico a Cunha (1992), Azevedo (2000), Grupioni (2006), Lima (2019), Nascimento (2004), Etchevarne (2020), entre otros. A partir de las reflexiones, se realizó una investigación que buscó observar la visión de los estudiantes del curso de Letras sobre la enseñanza de la lengua portuguesa y las lenguas indígenas en la Universidad Federal de Alagoas Campus Sertão. Así, a partir de las reflexiones fue posible cuestionar sobre la formación inicial ofrecida por el curso de Letras de la UFAL Campus do Sertão, con el fin de crear nuevas miradas para el curso, entendiendo que hay una necesidad de reflexión sobre la importancia de tener la disciplina como obligatoria y cómo contribuye a las demandas sociales.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetras – Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectLínguas indígenas - Disciplinapt_BR
dc.subjectComponente curricularpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas - UFALpt_BR
dc.subjectCampus do Sertãopt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectLengua portuguesapt_BR
dc.subjectLenguas indígenaspt_BR
dc.subjectComponente curricularpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleInclusão da disciplina línguas indígenas na grade curicular obrigatória do Curso de Letras: um olhar reflexivo para o projeto pedagógico do Curso de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma reflexão sobre a inclusão da disciplina “Introdução às Línguas Indígenas” na grade curricular obrigatória do Curso de Letras Língua Portuguesa, ofertada na Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão. A partir das reflexões, foram realizadas análises teóricas de documentos, do Plano Pedagógico do Curso de Letras e foi observada de maneira geral a história dos povos indígenas e o ensino de Línguas Indígenas no Brasil. O trabalho traz um olhar sobre o Plano Pedagógico do Curso de Letras, como também, uma reflexão sobre a inclusão da disciplina como obrigatória. Tendo como apoio teórico Cunha (1992), Azevedo (2000), Grupioni (2006), Lima (2019), Nascimento (2004), Etchevarne (2020), dentre outros. A partir das reflexões, foi realizada uma pesquisa que buscou observar a visão de discentes do curso de Letras sobre o ensino de Língua Portuguesa e Línguas Indígenas na Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão. Dessa forma, a partir das reflexões foi possível questionar sobre a formação inicial ofertada pelo curso de Letras da UFAL Campus do Sertão, com a finalidade de criar novos olhares para o curso, compreendendo que há necessidade de reflexão sobre a importância de se ter a disciplina como obrigatória e como contribui para as demandas sociais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INCLUS~1.PDF11.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.