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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15069
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Liberdade por um fio uma análise do discurso sobre o cabelo crespo |
Autor(es): | Miranda, Juliane de Souza |
Primeiro Orientador: | Massmann, Débora Raquel Hettwer |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Santos, Jéssica de Jesus |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Fábia Pereira da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bernardo, Salete |
Resumo: | A partir do período da colonização no século XV, o contato do povo africano com o colonizador europeu fez com que a identidade do negro fosse moldada a partir do olhar do branco. Devido a relação de hierarquia com a imposição da submissão do povo negro ao colonizador, os traços fenotípicos dos africanos passaram a ser vistos como inferiores em comparação aos europeus. A cor da pele, largura do nariz, da boca e textura do cabelo tornaram-se símbolos da negritude, sendo colocados no lugar de feios, ruins, exóticos que precisavam de algum procedimento estético de mudança que aproximasse do ideal da normalidade ocupado pelo branco. Dentre esses traços, o cabelo costuma ser o primeiro a sofrer ataques racistas desde a infância pelas crianças negras. A pessoa com cabelo crespo sofre pressão estética para que a textura dos fios seja modificada, alisando-a para tornar-se mais próxima do padrão de beleza que se baseia nos traços europeus. Com relação a essa pressão estética, a mulher negra acaba sofrendo opressão com maior intensidade por ter que sobreviver a uma sociedade machista e racista. Desse modo, o objetivo da pesquisa é analisar como a pressão estética com relação ao cabelo relaciona-se com o racismo impregnado na sociedade desde a colonização, como essa pressão atinge as identidades e, ainda, a importância de fazer um recorte com relação as mulheres negras devido ao impacto racial e de gênero. A partir do dispositivo teórico – analítico de Michel Pêcheux (1969) e dos fundamentos de Eni Orlandi (2012), foram analisados comentários da rede social Instagram com ataques racistas direcionados ao cabelo crespo de crianças negras filhas da atriz Samara Felippo, administradora da conta “Muito Além de Cachos” voltada para acolhimento e estímulo da autoestima de outras crianças a partir do cabelo. As contribuições de Gomes (2012), Kilomba (2019), Bittencourt (2020) e Hooks (2014) deram o fundamento teórico para as discussões acerca do racismo e sexismo. A partir das análises foi possível verificar que os discursos que circulam socialmente sobre o cabelo crespo ser ruim e precisar de alisamento remete a uma memória discursiva do já-dito sobre a pessoa negra que reatualiza a voz do colonizador, sendo um discurso dominante que cristalizou o sentido de que a pessoa negra é inferior e carrega no corpo os traços biológicos dessa inferioridade. Por isso a importância dos novos espaços de discussão e disseminação da ideologia do Feminismo Negro nas redes sociais que leva novos efeitos de sentido, permitindo a liberdade para a pessoa negra e construção da identidade a partir de sua própria voz. |
Abstract: | Since the colonization period in the 15th century, the contact between African people and European colonizers caused the identity of Black people to be shaped from the perspective of white people. Due to the hierarchical relationship with the imposition of submission of Black people to colonizers, the phenotypic traits of Africans began to be seen as inferior compared to Europeans. Skin color, nose and mouth width, and hair texture became symbols of Blackness, being seen as ugly, bad, and exotic, in need of some aesthetic procedure to change them closer to the ideal of normality occupied by white people. Among these traits, hair usually suffers racist attacks from childhood by Black children. People with kinky hair face aesthetic pressure to change their hair texture, straightening it to become closer to the beauty standards based on European traits. Regarding this aesthetic pressure, Black women end up suffering oppression more intensely because they have to survive in a sexist and racist society. Thus, the aim of the research is to analyze how the aesthetic pressure related to hair is related to the racism ingrained in society since colonization, how this pressure affects identities, and the importance of focusing on Black women due to the racial and gender impact. Using the theoretical-analytical framework of Michel Pêcheux (1969) and the foundations of Eni Orlandi (2012), comments on the social network Instagram were analyzed, with racist attacks directed at the kinky hair of Black children who are daughters of the actress Samara Felippo, who runs the account "Muito Além de Cachos" aimed at welcoming and promoting self-esteem of other children based on their hair. The contributions of Gomes (2012), Kilomba (2019), Bittencourt (2020), and Hooks (2014) provided the theoretical basis for discussions of racism and sexism. From the analyses, it was possible to verify that the discourses circulating socially about kinky hair being bad and in need of straightening refer to a discursive memory of what has already been said about Black people that reactivates the voice of the colonizer, being a dominant discourse that crystallized the sense that Black people are inferior and carry the biological traits of this inferiority in their bodies. That is why new spaces for discussion and dissemination of the ideology of Black Feminism on social networks are important, as they bring new effects of meaning, allowing freedom for Black people to construct their identities from their own voices. |
Palavras-chave: | Análise de discurso Feminismo negro Cabelo crespo Pressão estética Racismo Gênero e Raça Discourse Analysis Afro Hair Black Feminism Racism |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) - Licenciatura |
Citação: | MIRANDA, Juliane de Souza. Liberdade por um fio: uma análise do discurso sobre o cabelo crespo. 43 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15069 |
Data do documento: | 1-jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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