Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15060
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Figueirêdo, Carla Taciane | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1899231100500890 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Mônica Regina Nascimento dos | - |
dc.contributor.referee2 | Fechine, José Alegnoberto Leite | - |
dc.creator | Lima, Ayrla Ethiene Barros | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-13T12:59:53Z | - |
dc.date.available | 2024-12-13 | - |
dc.date.available | 2024-12-13T12:59:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-02 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Ayrla Ethiene Barros. A Educação indígena e o livro didático na Escola Estadual Indígena Juvino Henrique da Silva, Pariconha, Alagoas. 59 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15060 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work is to reflect on indigenous education and the use of textbooks in the early years. It was based on a theoretical analysis of the guiding documents of education, methodologically on participant observation and on qualitative and bibliographical research. The study contributed to debates on the construction of indigenous school education and the production of new materials and resources that help build indigenous identity, which is essential in society. Perceiving indigenous teachers and students from the Katokinn Indigenous community as the main agents of the teaching-learning relationship, they always seek to value their culture through education. Reflecting on the concepts of differentiated teaching, it is noticeable, when used in pedagogical practices, the cultural difference between basic education in the city of Pariconha and education within the village, which reminds us of the importance of training, valuing culture through teaching. As a result, the research points to the need for methodological innovation, organizations of teaching techniques that understand the peculiarity of indigenous knowledge, and finally, public policies for indigenous education. Essential assumptions in the teaching-learning relationship and insertion of the reality of indigenous students and their appreciation as a social and cultural subject inside and outside the school. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Indígena Katokinn | pt_BR |
dc.subject | Pariconha – Alagoas | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.subject | Representation | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.subject | Indigenous School Education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.title | A Educação indígena e o livro didático na Escola Estadual Indígena Juvino Henrique da Silva, Pariconha, Alagoas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é refletir sobre a educação indígena e a utilização do livro didático nos anos iniciais. Fundamentou-se em uma análise teórica dos documentos norteadores da educação, metodologicamente na observação participante e na pesquisa qualitativa e bibliográfica. O estudo contribuiu com debates sobre a construção da educação escolar indígena e a produção de novos materiais e recursos que propiciem auxílio na construção indenitária dos indígenas, essencial na sociedade. Percebendo como principais agentes da relação de ensino-aprendizagem os professores e alunos indígenas da comunidade Indígena Katokinn, sempre buscam a valorização da sua cultura através da educação. À reflexão dos conceitos do ensino diferenciado é perceptível, quando empregados nas práticas pedagógicas, a diferença cultural entre a educação básica da cidade de Pariconha e a educação dentro da aldeia, nos remete a importância na formação, valorização da cultura através do ensino. Como resultado, a pesquisa aponta para a necessidade de inovação metodológica organizações de técnicas de ensino que compreendam a peculiaridade do saber indígena e por políticas públicas para a educação indígena. Pressupostos essenciais na relação ensino-aprendizagem e inserção da realidade dos alunos indígenas e sua valorização enquanto sujeito social e cultural dentro e fora da escola. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Educação indígena e o livro didático na Escola Estadual Indígena Juvino.pdf | 3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.