06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15060
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Figueirêdo, Carla Taciane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1899231100500890pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Mônica Regina Nascimento dos-
dc.contributor.referee2Fechine, José Alegnoberto Leite-
dc.creatorLima, Ayrla Ethiene Barros-
dc.date.accessioned2024-12-13T12:59:53Z-
dc.date.available2024-12-13-
dc.date.available2024-12-13T12:59:53Z-
dc.date.issued2023-06-02-
dc.identifier.citationLIMA, Ayrla Ethiene Barros. A Educação indígena e o livro didático na Escola Estadual Indígena Juvino Henrique da Silva, Pariconha, Alagoas. 59 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15060-
dc.description.abstractThe objective of this work is to reflect on indigenous education and the use of textbooks in the early years. It was based on a theoretical analysis of the guiding documents of education, methodologically on participant observation and on qualitative and bibliographical research. The study contributed to debates on the construction of indigenous school education and the production of new materials and resources that help build indigenous identity, which is essential in society. Perceiving indigenous teachers and students from the Katokinn Indigenous community as the main agents of the teaching-learning relationship, they always seek to value their culture through education. Reflecting on the concepts of differentiated teaching, it is noticeable, when used in pedagogical practices, the cultural difference between basic education in the city of Pariconha and education within the village, which reminds us of the importance of training, valuing culture through teaching. As a result, the research points to the need for methodological innovation, organizations of teaching techniques that understand the peculiarity of indigenous knowledge, and finally, public policies for indigenous education. Essential assumptions in the teaching-learning relationship and insertion of the reality of indigenous students and their appreciation as a social and cultural subject inside and outside the school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectComunidade Indígena Katokinnpt_BR
dc.subjectPariconha – Alagoaspt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectIndigenous School Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleA Educação indígena e o livro didático na Escola Estadual Indígena Juvino Henrique da Silva, Pariconha, Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é refletir sobre a educação indígena e a utilização do livro didático nos anos iniciais. Fundamentou-se em uma análise teórica dos documentos norteadores da educação, metodologicamente na observação participante e na pesquisa qualitativa e bibliográfica. O estudo contribuiu com debates sobre a construção da educação escolar indígena e a produção de novos materiais e recursos que propiciem auxílio na construção indenitária dos indígenas, essencial na sociedade. Percebendo como principais agentes da relação de ensino-aprendizagem os professores e alunos indígenas da comunidade Indígena Katokinn, sempre buscam a valorização da sua cultura através da educação. À reflexão dos conceitos do ensino diferenciado é perceptível, quando empregados nas práticas pedagógicas, a diferença cultural entre a educação básica da cidade de Pariconha e a educação dentro da aldeia, nos remete a importância na formação, valorização da cultura através do ensino. Como resultado, a pesquisa aponta para a necessidade de inovação metodológica organizações de técnicas de ensino que compreendam a peculiaridade do saber indígena e por políticas públicas para a educação indígena. Pressupostos essenciais na relação ensino-aprendizagem e inserção da realidade dos alunos indígenas e sua valorização enquanto sujeito social e cultural dentro e fora da escola.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Educação indígena e o livro didático na Escola Estadual Indígena Juvino.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.