00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15040
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conexão e produção do espaço urbano: estratégias de mobilidade entre a Avenida Menino Marcelo e a AL 101 Norte
Autor(es): Lima, Eduardo de Souza
Primeiro Orientador: Costa Sá, Viviane Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Alencar, Ana Paula Acioli de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Caroline Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Renan Durval Aparecido da
Resumo: A conexão existente entre a Avenida Menino Marcelo e AL – 101 só foi possível com a abertura da Avenida Pierre Chalita, realizada em 2011, tendo como objetivo reduzir o trânsito entre os principais eixos da cidade. Com a implantação da via, a mobilidade dos quatro bairros que a margeiam (Serraria, Barro Duro, Jacarecica e São Jorge) foi afetada, tento impactos positivos e negativos. Este trabalho se propõe a realizar uma análise das condições de mobilidade apresentadas na área. Metodologicamente, foram desenvolvidas as etapas de: (i) caracterização da ocupação da região, tomando como base a cronologia de implantação dos principais tipos de empreendimentos habitacionais, (ii) levantamento das principais ações de mobilidade empreendidas pelo poder público, (iii) análise da situação das vias que fazem parte dessa conexão, e, por fim, (iv) avaliação das condições de mobilidade, destacando aspectos relacionados aos conceitos de mobilidade urbana. As análises permitiram reconstruir o processo histórico de ocupação como decorreu a evolução dos bairros ao longo das décadas e evidenciar algumas semelhanças entre os mesmos, identificando características comuns entre eles. O resultado das ações de mobilidade implantadas deixou evidente o carro como principal usuário beneficiado e, em se tratando das vias, foi possível verificar se as mesmas contemplam a mobilidade ativa, identificando os obstáculos que podem interferir nos deslocamentos. Com a síntese da análise, o trabalho apresentou ainda como produto final possibilidades de (re)pensar soluções que elevem a qualidade da mobilidade urbana das vias estudadas.
Abstract: The existing connection between Avenida Menino Marcelo and AL-101 was only possible with the opening of Avenida Pierre Chalita, which was carried out in 2011, with the aim of reducing traffic between the main axes of the city. With the implementation of the road, the mobility of the four neighborhoods that border it (Serraria, Barro Duro, Jacarecica and São Jorge) was affected, having both positive and negative impacts. This work proposes to carry out an analysis of the mobility conditions presented in the area. Methodologically, the following stages were developed: (i) characterization of the occupation of the region, taking as a basis the chronology of the implementation of the main types of housing developments, (ii) survey of the main mobility actions undertaken by the public authorities, (iii) analysis of the situation of the roads that are part of this connection, and finally, (iv) evaluation of the mobility conditions, highlighting aspects related to the concepts of urban mobility. The analyses allowed to reconstruct the historical process of occupation as the evolution of the neighborhoods took place over the decades and to highlight some similarities between them, identifying common characteristics between them. The result of the mobility actions implemented made it clear that the car was the main beneficiary user and, with regard to the roads, it was possible to verify whether they take into account active mobility, identifying the obstacles that may interfere with travel. With the synthesis of the analysis, the work also presented as a final product possibilities of (re)thinking solutions that will improve the quality of urban mobility of the roads studied.
Palavras-chave: Via pública
Mobilidade urbana
Ruas e avenidas
Connections
Mobility
Avenues
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado
Citação: LIMA, Eduardo de Souza. Conexão e produção do espaço urbano: estratégias de mobilidade entre a Avenida Menino Marcelo e a AL 101 Norte. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15040
Data do documento: 3-abr-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conexão e produção do espaço urbano_estratégias de mobilidade entre a Avenida Menino Marcelo e a AL 101 Norte.pdfConexão e produção do espaço urbano: estratégias de mobilidade entre a Avenida Menino Marcelo e a AL 101 Norte8.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.