06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15036
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Sheyla Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7162806505256892pt_BR
dc.contributor.referee1Peixoto, Pedro André de Sousa-
dc.contributor.referee2Oliveira Júnior, Fernando de Sá-
dc.creatorAlbuquerque, Marcelo Lima de-
dc.date.accessioned2024-12-11T15:55:29Z-
dc.date.available2024-12-11-
dc.date.available2024-12-11T15:55:29Z-
dc.date.issued2023-05-30-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Marcelo Lima de. Reforma Protestante nos livros didáticos após o advento da BNCC. 26 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15036-
dc.description.abstractThe present work discusses the origin of the National Common Curriculum Base (BNCC), presenting its foundation in Brazilian documents such as the Federal Constitution, the Statute of the Child and Adolescent (ECA), Laws of Guidelines and Bases (LDB) and others. It analyzes the teacher's role in the classroom and its alternatives in pedagogical work within the theme "Protestant religion", covering from the ability of the BNCC, the possibilities of teaching and formation of competences for the students. It lists considerations about the construction of the textbook and what it represents for pedagogical work as well as explores its authors and approaches to the theme "Protestant religion", presenting the way it is in the textbook from how the subject is treated before and after the BNCC. To this end, a bibliographic analysis was made with two textbooks from Elementary School II, both from the same publisher, but published on different dates, which delimits the before and after standardization of the BNCC. We conclude that there is a tuning in both books when presenting respectively the context of the Reformation with the different factors that led to it, and the diversity that we find nowadays thanks to this range of perspectives that made possible the religious plurality in Christianity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectReforma Protestantept_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectAtuação docentept_BR
dc.subjectTeaching Learningpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectProtestant Reformationpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleProtestante nos livros didáticos após o advento da BNCCpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discute a origem da Base nacional Comum Curricular (BNCC), mostrando seu respaldo em documentos brasileiros como a Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Leis de Diretrizes e Bases (LDB) e outros. Analisa o oficio do professor em sala de aula e suas alternativas no trabalho pedagógico com o tema “religião protestante”, abrangendo a partir da habilidade da BNCC, as possibilidades de ensino e formação de competências para o alunado. Elenca reflexões sobre a construção do livro didático e o que ele representa para o trabalho pedagógico bem como explora seus autores e abordagens para o tema “religião protestante”, expondo a maneira que é apresentada no livro a partir de como se trata o assunto antes e após a BNCC. Para tanto foi feito uma análise bibliográfica com dois livros didáticos do Ensino Fundamental II, ambos da mesma editora, porém publicados em datas distintas, que delimita o antes e depois do uso da BNCC. Concluímos que há uma sintonia em ambos os livros ao apresentar respectivamente o contexto da Reforma com os diferentes fatores que a levaram acontecer, e a diversidade que encontramos nos dias atuais graças a essa gama de perspectivas que tornaram possível a pluralidade religiosa na cristandade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Protestante nos livros didáticos após o advento da BNCC.pdf611.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.