00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma ferramenta para análise de sentimento para o Twitter
Autor(es): Silva, Gabriel de Menezes
Silva, Michelle Bernardino da
Primeiro Orientador: Cavalcante, Rodolfo Carneiro
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Rômulo Nunes de
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Petrucio Antônio Medeiros
Resumo: O crescimento das redes sociais proporcionou algumas vantagens, dentre as quais podemos destacar o compartilhamento de informações entre os usuários em um curto espaço de tempo. A postagem de opiniões sobre diferentes eventos que estão em alta no momento é comum entre os usuários das redes sociais, tendo como consequência um volume crescente de dados diariamente. No entanto, toda essa informação gerada por meio destas postagens pode ser de grande utilidade, se a mesma for tratada corretamente gerando assim um conhecimento que poderá ser utilizado em diversas áreas. Este trabalho apresenta um estudo sobre análise de sentimento, mais especificamente, tendo como base de estudo a rede social Twitter, por esta conter recursos que facilitam a coleta de dados. Para a composição do trabalho utilizou-se um dataset (conjunto de dados) contendo informações que foram coletadas do Twitter por pessoas que trabalham para o governo de Minas Gerais, ou seja, as postagens dos usuários, conhecidas como tweets. Esses dados passaram por um processamento de linguagem natural a fim de remover stopwords (palavras irrelevantes para o sentido de determinada informação) e caracteres indesejados. Foi utilizado o algoritmo de aprendizagem de máquina Naive Bayes para classificação de sentimento em postagens. A ferramenta utilizada apresentou, apesar de ser utilizada uma base de teste simples, uma acurácia satisfatória de 86,85% na fase de teste. Posteriormente a ferramenta foi utilizada nos tweets recuperados e também mostrou-se bastante usual, conseguindo fazer a predição de todos os tweets recuperados.
Abstract: The growth of social networks has provided some advantages among which we can highlight the sharing of information among users in a short space of time. The posting of opinions on different events that are currently on the rise and common among users of social networks results in a growing volume of data on a daily basis.However, this information generated through these posts can be very useful if they are treated correctly, thus generating knowledge that can be used in different areas. This article presents a study on sentiment analysis, more specifically based on the social network Twitter because it contains resources that facilitate data collection. For the composition of the work, a dataset was used with data collected from Twitter by people who work for the government of Minas Gerais, that is, the users' posts, known as tweets, that data went through a natural language processing in order to remove stopwords and unwanted characters. The Naive Bayes machine learning algorithm was used to classify sentiment in posts. The tool used presented, despite being used a simple test base, a satisfactory accuracy of 86.85% in the test phase. Subsequently, the tool was used in retrieved tweets and also proved to be quite usual, managing to predict all retrieved tweets.
Palavras-chave: Mineração de textos
Mineração de dados
Mineração de opinião
Aprendizado de máquina
Processamento de linguagem natural
Twitter (Rede social on-line)
Análise de sentimento
Text mining
Data mining
Opinion mining
Machine learning
Natural language processing
Twitter (Online social network)
Sentiment analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Sistema de Informação - Bacharelado
Citação: SILVA, Gabriel de Menezes; SILVA, Michelle Bernardino da. Uma ferramenta para análise de sentimento para o Twitter. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistema de Informação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15026
Data do documento: 23-dez-2020
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