00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14997
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mapeamento geoestatístico do SPT do bairro da Ponta Verde - Maceió/AL
Autor(es): Alves, Wislayne Souza
Primeiro Orientador: Marques, Juliane Andréia Figueiredo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Manoel Mariano Neto da
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Luciana Correia Laurindo Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Monaira Cristiane Alcides da
Resumo: O reconhecimento do subsolo é fundamental para a garantia da segurança e estabilidade das obras de engenharia, destacando a importância da sondagem à percussão. No entanto, em muitos casos os dados provenientes dessas sondagens não são completamente aproveitados, ressaltando a necessidade de métodos eficazes de análise, como o mapeamento geoestatístico. Este trabalho tem por objetivo a análise espacial dos resultados de sondagens de simples reconhecimento com SPT (Standard Penetration Test) no bairro da Ponta Verde, em Maceió (AL), a fim de caracterizar a variabilidade do ensaio, identificar padrões espaciais e fornecer informações sobre as características da região. Os procedimentos metodológicos empregados envolveram o uso de dados georreferenciados de relatórios de sondagens SPT para 0, 5, 10 e 15 metros de profundidade. Para realizar interpolações, foi utilizado o software QGIS, juntamente com o complemento Smart-Map, com destaque para o método Support Vector Machine (SVM). A distribuição espacial dos pontos de calibração e validação foi determinada para cada tipo de mapeamento, e os resultados foram validados por meio de análises estatísticas, garantindo a confiabilidade das superfícies interpoladas. Os resultados mostraram variações significativas nos valores de SPT nas profundidades analisadas, indicando áreas com maior e menor resistência. O mapeamento do nível do lençol freático evidenciou variações na profundidade, enquanto a análise da incidência de solos destacou uma diversidade de tipos em várias profundidades. Embora os resultados não eliminem a necessidade de sondagens, os mapas fornecem informações úteis para tomada de decisões em engenharia e planejamento urbano, facilitando a identificação de tendências relacionadas às características do solo e do lençol freático na região estudada.
Abstract: Ausente
Palavras-chave: Geotecnia
Mapeamento geoestatístico - Ponta verde (Maceió, AL)
Standart Penetration Test
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia Civil - Bacharelado
Citação: ALVES, Wislayne Souza. Mapeamento geoestatístico do SPT do bairro da Ponta Verde - Maceió/AL. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14997
Data do documento: 20-mar-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mapeamento geoestatístico do SPT do bairro da Ponta Verde - Maceió_AL.pdfMapeamento geoestatístico do SPT do bairro da Ponta Verde - Maceió/AL3.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.