00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14984
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Janaina Ferro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1519582432115465pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cardoso, Danielly Santos dos Anjos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6020493201445668pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Andressa Rodrigues Sabino Ricardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6275886978843542pt_BR
dc.creatorSantos, Joyce Luana Freitas dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9925489851460240pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-09T11:29:35Z-
dc.date.available2025-12-09-
dc.date.available2024-12-09T11:29:35Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Joyce Luana Freitas dos. A educação permanente em saúde como estratégia de gestão na atenção primária à saúde em um estado do nordeste brasileiro. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14984-
dc.description.abstractContinuing education has enabled transformative actions in health services, especially with regard to the practice of nursing professionals, pointing out complex situations, identifying varied problems, and reflecting on the possibilities of adapting technologies that can serve the interests of efficiency in everyday life. health care. Given the importance of EPS, it is appropriate for us to provide this moment of reflection around a topic that is so relevant and so lacking in studies that are dedicated to evaluating the impacts of actions at a regional and national level. Aiming to contribute to this gap, without, however, having the intention of covering all the phenomena involved in this vast topic, we simply aim to rescue some points that we consider important in permanent health education in order to be able to visualize with a certain tranquility and clarity the actions of permanent health education that took place in the 2018-2022 four-year period in the municipalities of Alagoas. This study concluded that several important steps in carrying out the training were not carried out as they should have been, and there was also dissatisfaction with the action evaluation models and methodologies used in the training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Enfermagem - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação permanente em saúdept_BR
dc.subjectCapacitação em serviçopt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectPermanent Education in Healthpt_BR
dc.subjectTraining in Servicept_BR
dc.subjectNursing Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúde, Enfermagem, Educação, Saúde coletiva.pt_BR
dc.titleA educação permanente em saúde como estratégia de gestão na atenção primária à saúde em um estado do nordeste brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA educação permanente tem possibilitado ações transformadoras nos serviços de saúde, sobretudo no que tange à prática dos profissionais de enfermagem, apontando situações complexas, identificando problemas variados, e refletindo acerca das possibilidades de adaptação de tecnologias que possam servir aos interesses da eficiência no cotidiano da atenção à saúde. Dada a importância da EPS nos convém oportunizar este momento de reflexão em torno de um tema tão relevante e tão carente de estudos que se dediquem a avaliar os impactos das ações a nível regional e nacional. Visando contribuir com esta lacuna, sem no entanto, ter a pretensão de abarcar todos os fenômenos envoltos neste tema tão vasto, objetivamos de forma singela resgatar alguns pontos que julgamos importantes na educação permanente em saúde para poder visualizar com certa tranquilidade e clareza as ações de educação permanente em saúde que ocorreram no quadriênio 2018-2022 nos municípios alagoanos. Este estudo concluiu que que diversas etapas, importantes na realização das formações, não se efetivaram como deveriam, houve também, insatisfação nos modelos de avaliação das ações e nas metodologias empregadas nas formações.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educacao permanente em saude como estrategia de gestao na atencao primaria.pdf
  Until 2025-12-09
A educação permanente em saúde como estratégia de gestão na atenção primária à saúde em um estado do nordeste brasileiro.2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.