00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14970
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A biblioteca escolar sob a visão do professor de ensino fundamental
Autor(es): Ventini, Rosângela
Primeiro Orientador: Lourenço, Adriana
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Marcos Aurélio
metadata.dc.contributor.referee2: Vasconcelos, Robéria de Lourdes de
Resumo: A biblioteca escolar não deve ser vista apenas como local de pesquisa, mas também como espaço de interação, aprendizagem e desenvolvimento cognitivo do estudante. O objetivo principal desta pesquisa foi verificar a percepção dos professores da Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, sobre a importância da biblioteca escolar no processo de ensino e aprendizagem. Apresentando como objetivos específicos analisar como os professores/as percebem o papel da biblioteca escolar como recurso no ensino e aprendizagem, e relatar a visão do/a professor/a sobre a biblioteca escolar. Discorre brevemente sobre o que traz a literatura sobre a temática e os assuntos correspondentes a ela. O trabalho desenvolvido se caracteriza como uma pesquisa exploratória, com abordagem qualiquantitativa, o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário respondido por 30 professores/as da Escola Jaime Amorim Miranda. Após a análise dos dados foi concluído que os professores/as reconhecem a biblioteca escolar como um ambiente valioso para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos, onde eles podem explorar temas interdisciplinares e ampliar suas habilidades de pesquisa e pensamento crítico. No entanto eles/as não conhecem a fundo o papel que um/a bibliotecário/a pode desempenhar em uma biblioteca escolar.
Abstract: The school library should not only be seen as a place for research, but also as a space for interaction, learning and student cognitive development. The main objective of this research was to verify the perception of teachers at Escola Municipal Jaime Amorim Miranda about the importance of the school library in the teaching and learning process. Presenting specific objectives to analyze how teachers perceive the role of the school library as a resource in teaching and learning, and report the teacher's view of the school library. It briefly discusses what literature brings about the topic and the subjects corresponding to it. The work developed is characterized as exploratory research, with a qualitative and quantitative approach, the data collection instrument used was a questionnaire answered by 30 teachers from the Jaime Amorim Miranda School. After analyzing the data, it was concluded that teachers recognize the school library as a valuable environment for students' academic and personal development, where they can explore interdisciplinary themes and expand their research and critical thinking skills. However, they do not know in depth the role that a librarian can play in a school library.
Palavras-chave: Bibliotecas escolares
Ensino e aprendizagem
Bibliotecários de escolas
School library
Teaching learning
School librarian
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Biblioteconomia - Bacharelado
Citação: VENTINI, Rosângela. A biblioteca escolar sob a visão do professor de ensino fundamental. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14970
Data do documento: 14-mar-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A biblioteca escolar sob a visão do professor de ensino fundamental.pdf566.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.