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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14900
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A educação permanente no processo de planejamento e gestão da atenção primária |
Autor(es): | Feitosa, Rhaylanne de Holanda |
Primeiro Orientador: | Monteiro, Fernanda Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Keila Cristina Pereira do Nascimento |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção relacionada à educação permanente no processo de planejamento e gestão da atenção primária a ser desenvolvida na UBS Jorge Duarte no município de Maceió- AL. A Educação Permanente em Saúde (EPS) é a formação contínua dos profissionais de saúde, visando mantê-los atualizados sobre práticas, tecnologias e descobertas na área. Com base em aprendizado reflexivo e contínuo, a EPS considera tanto as experiências do profissional quanto as demandas do contexto em que ele trabalha. Tal estudo tem por objetivo implementar a educação permanente como estratégia integrada durante o planejamento dos processos de trabalho rotineiros da UBS Jorge Duarte Quintela Cavalcante. Para elaboração deste trabalho foi aplicado o método do Planejamento Estratégico Situacional/ Estimativa rápida, para determinar o problema prioritário, os nós críticos e as ações, de acordo com o planejamento e avaliação das ações em saúde. Serão realizados para fins da intervenção os seguintes projetos de ação: trilhando o caminho da requalificação, da desordem à eficiência: estratégias para organizar o processo de trabalho e desvendando os caminhos: em olhar sobre o fluxo de atendimento na unidade. Desta forma foi proposta a elaboração de estratégias fundamentadas, como investir na capacitação e no desenvolvimento dos profissionais, de modo a garantir que estejam aptos a enfrentar os desafios do cotidiano e a adaptar-se às mudanças constantes no campo da saúde, buscando melhorias no processo de organização e gestão da atenção básica. |
Abstract: | The present work intends proposal related to continuing education in the process of planning and managing primary care developed at UBS Jorge Duarte in the city of Maceió-AL. Continuing Health Education (EPS) is the continuous training of health professionals, aiming to keep them updated on practices, technologies and discoveries in the area. Based on reflective and continuous learning, EPS considers both the professional's experiences and the demands of the context in which he or she works. This study aims to implement continuing education as an integrated strategy during the planning of routine work processes at UBS Jorge Duarte Quintela Cavalcante. To elaborate this work, the Situational Strategic Planning/Quick Estimation method was applied to determine the priority problem, critical nodes and actions, in accordance with the planning and evaluation of health actions. For the purposes of the intervention, the following action projects be carried out: following the path of requalification, from disorder to efficiency: strategies for organizing the work process and revealing the paths: looking at the flow of care in the unit. In this way, it was proposed to develop well-founded strategies, such as investing in the training and development of professionals, in order to ensure that they are able to face everyday challenges and adapt to constant changes in the field of health, seeking improvements in the process of organizing and managing primary care. |
Palavras-chave: | Serviços de Saúde – profissionais Educação permanente – profissionais da saúde Serviços de saúde – planejamento e gestão UBS Jorge Duarte Quintela education health planning and health management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização Multiprofissional em Gestão do Cuidado em Saúde da Família |
Citação: | FEITOSA, Rhaylanne de Holanda. A educação permanente no processo de planejamento e gestão da atenção primária. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de curso (Especialização Multiprofissional em Gestão do Cuidado em Saúde da Família) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14900 |
Data do documento: | 27-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EENF |
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