Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14871
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação de jovens e adultos no município de Delmiro Gouveia uma revisão sistemática da literatura |
Autor(es): | Silva, Aline Joice Teixeira da Silva, Marília de Araújo Soares |
Primeiro Orientador: | Pereira, Rodrigo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Figueirêdo, Carla Taciane |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barbalho, José Ivamilson Silva |
Resumo: | O presente trabalho surgiu a partir do conhecimento da grade curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas Campus-Sertão que apresenta uma passagem superficial sobre a temática da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escolha dessa modalidade foi motivada pelo desejo de conhecer as vivências de alguns alunos integrantes da EJA, que reafirmaram o valor da EJA em sua trajetória de vida, tornando esse o motivo inicial para construção desse estudo. O desenvolvimento deste trabalho foi definido com o objetivo de analisar o percurso histórico, documental e de políticas públicas da EJA no Brasil, no Estado de Alagoas e em Delmiro Gouveia, especificamente no período de 2018 a 2023. Desse modo, foi escolhida uma metodologia de Revisão Sistemática de Literatura, na busca de produções científicas locais que revelassem o funcionamento da EJA no Município. Dentro do que foi apresentado neste trabalho, compreende-se que é nessa esfera que a ideia da EJA atende seu propósito interventor, uma vez que alcança as camadas populares na busca de torná-las parte ativa do meio social. Contudo, mesmo de todos os respaldos históricos, legislativos e teóricos, ainda ficou em aberto como tem se constituído as práticas educativas na modalidade dentro do município de Delmiro Gouveia – AL. Dessa forma, o trabalho atingiu parcialmente seus objetivos, pois apesar de encontrar estudos com variedade de conteúdos, ainda assim não contemplam todo o corpo educacional da cidade. O detalhamento exposto pelos autores consegue explicar necessidades que precisam ser atendidas, dificuldades que necessitam de resoluções práticas cotidianas, documentais, políticas e de formação dos professores. Tal escassez também serve de alerta para a modalidade EJA na região, que demonstra a necessidade de ser vista e deve ser reconhecida sua importância pela comunidade civil, acadêmica e profissional. No todo, a análise conseguiu verificar que os agentes integrantes da modalidade EJA, apesar de todos os empecilhos, conseguem fazer diferenças nas vidas dos indivíduos participantes, trazendo esperança, realizações, novos desejos, melhora na autoestima, não apenas dos alunos, mas também dos professores. O que fortalece os princípios idealizados por Freire pautados na liberdade e na troca de saberes e conhecimentos, através de um ensino e aprendizagem mais significativos. |
Abstract: | The present work arose from knowledge of the curriculum of the Pedagogy course at the Federal University of Alagoas Campus-Sertão, which presents a superficial passage on the theme of Youth and Adult Education (EJA), and goes beyond the recognition of the historiographical value, reaching the school training institution where this author's supervised internship III took place, who chose this modality out of the desire to experience the experiences of some students who are members of EJA, who reaffirmed the value of EJA in her life trajectory, becoming This was the initial reason for constructing this study. The development of this work was defined with the objective of analyzing the application of the EJA modality in the City of Delmiro Gouveia – AL, in addition to analyzing the historical, documentary and public policy trajectory of EJA in Brazil, in the State of Alagoas and in Delmiro Gouveia, from 2018 to 2023. Therefore, a Systematic Literature Review methodology was chosen, in the search for local scientific productions that revealed the functioning of EJA in DM. Within what was presented in this work, it is understood that it is in this sphere that the idea of EJA meets its intervention purpose, as it reaches the popular classes in the search to make them part of the social environment. However, despite all the historical, legislative and theoretical support, it is still open how educational practices have been constituted in this modality within the Municipality of Delmiro Gouveia – AL. In this way, the work partially achieved its objectives, because despite finding studies with a variety of content, they still do not cover the entire DM educational body. However, the details exposed by the authors manage to explain needs that need to be met, difficulties that require daily practical, documentary, political and teacher training resolutions. This scarcity also serves as a warning for the EJA modality in the region, which demonstrates the need to be seen and its importance must be recognized by the civil, academic and professional community. Overall, the analysis was able to verify that the agents involved in the EJA modality, despite all the obstacles, manage to make differences in the lives of the participating individuals, bringing hope, achievements, new desires, improved self-esteem, not only to the students, but also to the teachers. This strengthens the principles idealized by Freire based on freedom and the exchange of knowledge, through more meaningful teaching and learning. |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos – EJA Ensino e aprendizagem Concepções pedagógicas Políticas públicas Delmiro Gouveia – Alagoas Pedagogical Conceptions Youth and Adult Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Aline Joice Teixeira da ; SILVA, Marília de Araújo Soares. Educação de jovens e adultos no município de Delmiro Gouveia: uma revisão sistemática da literatura. 66 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14871 |
Data do documento: | 30-ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação de jovens e adultos no município de Delmiro Gouveia uma revisão sistemática da literatura.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.