06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.contributor.referee1Pavezi, Marilza-
dc.contributor.referee2Pereira, Rodrigo-
dc.creatorBandeira, Alessandra Gomes dos Santos-
dc.date.accessioned2024-11-19T21:55:41Z-
dc.date.available2024-11-19-
dc.date.available2024-11-19T21:55:41Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Alessandra Gomes dos Santos. Ensino de Geografia e educação especial: além das montanhas do preconceito. 50 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14862-
dc.description.abstractIn this work, a supervised internship experience is reported in the Licentiate Degree in Geography at the Federal University of Alagoas (UFAL), which took place in a Basic Education school in the city of Delmiro Gouveia - AL. The classes that were the target of the pedagogical action contained students with special educational needs, on whom attention and adequacy of the pedagogical practice were necessary. The research problem that arose during our stay at that school and that supported the production of this work was: how can geography content be added to inclusive education, in order to facilitate learning for students with special educational needs? In order to answer this question, this research had as main objective to analyze how the contents of geography can be approached in the regular classroom, with a view to including students with special educational needs. We sought to contextualize the legal aspects and historical milestones to elucidate the school's rights in the face of these needs, as well as to discuss the importance of the supervised internship in the Geography course. In this context, the methodological path resulting from the interventions carried out in the classroom and described here was traced. Therefore, there was a need for pedagogical practice combined with play, group activities and mutual socialization between teachers and students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEnsino de Geografia e educação especial além das montanhas do preconceitopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, é relatada uma experiência de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), cuja realização se deu numa escola de Educação Básica da cidade Delmiro Gouveia – AL. As turmas que foram alvo da ação pedagógica continham discentes com necessidades educativas especiais, sobre os quais foi necessária atenção e adequação da prática pedagógica. O problema de pesquisa que surgiu durante nossa permanência na referida escola e que subsidiou a produção desse trabalho foi: de que forma os conteúdos de geografia podem agregar na educação inclusiva, de modo a facilitar a aprendizagem dos estudantes com necessidades educativas especiais? A fim de responder esse questionamento, essa pesquisa teve como principal objetivo analisar de que forma os conteúdos de geografia podem ser abordados em sala de aula regular, com vistas a incluir os estudantes com necessidades educativas especiais. Buscou-se contextualizar os aspectos legais e marcos históricos para elucidação dos direitos da escola frente a essas necessidades, bem como discutir a importância do estágio supervisionado no curso de Geografia. Nesse contexto, foi traçado o percurso metodológico resultante das intervenções feitas em sala de aula e aqui descritas. Verificou-se, portanto, a necessidade da prática pedagógica aliada ao lúdico, às atividades grupais e a socialização mútua entre docentes e discentes.pt_BR
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