00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14844
Tipo: Dissertação
Título: O uso da linguagem cinematográfica na aula histórica: análise da progressão do conhecimento histórico de estudantes do 7° ano do ensino fundamental II em Maceió-AL (2021-2023)
Autor(es): Paula, Brena Sirelle Lira de
Primeiro Orientador: Baumgarten, Lídia
metadata.dc.contributor.referee1: Matos, Júlia Silveira
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Anderson da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Éder Cristiano de
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar a utilização da linguagem cinematográfica para mobilizar a imaginação histórica, tendo em vista a aprendizagem nas aulas de história e as possibilidades para a consciência histórica. A proposta em foco parte da ideia que a linguagem cinematográfica é uma ferramenta didática eficiente no ensino da história, uma vez que apresenta função prática. Tal linguagem contribui para a compreensão e intepretação do passado, além de estar presente na vida prática dos(as) estudantes. Assim, os filmes se tornam uma forma de acesso ao conhecimento histórico. O percurso metodológico da pesquisa se deu, inicialmente, com um estudo bibliográfico e exploratório. Para isso, foram utilizadas algumas obras acadêmicas que abordam a teoria rüseniana e a relação entre o cinema e a história, numa perspectiva voltada para o ensino da história. Nesse sentido, alguns conceitos importantes para a pesquisa precisam ser apresentados, tais como aprendizagem histórica, consciência histórica, cultura histórica, linguagem cinematográfica e cinema história. Visando analisar e compreender os impactos dos filmes nas aulas de História, foi executado uma Aula Histórica (2023), sobre a Revolução Francesa, em que a principal recurso é a linguagem cinematográfica. Trata-se de uma pesquisa-ação que conta com a participação de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II do município de Maceió, no estado de Alagoas. Além disso, foi feita uma atividade sobre o filme Maria Antonieta (2007). Tal atividade foi composta por perguntas abertas e outras de múltipla escolha, todas relacionadas ao uso de filmes na sala de aula. Como base teórica para esta pesquisa, foram utilizadas as reflexões de Jörn Rüsen (1992; 2000; 2001; 2012), Schmidt (2004; 2012), Ferro (1992), Nóvoa (1995), Souza (2014), Cerri (2010; 2001), Napolitano (2003), Bittencourt (2009), entre outros pesquisadores. A partir desse levantamento, foi possível identificar as possiblidades que a linguagem cinematográfica permite para a consciência histórica em estudantes. E também, analisar as facilidades dessa ferramenta na compreensão do passado e do progresso no pensamento histórico, a fim de que seja possível problematizar e contextualizar o presente.
Abstract: The primary objective of this research is to investigate the utilization of cinematic language for mobilizing historical imagination, with a view to learning in history classes and the possibilities for historical consciousness.The proposed approach is based on the idea that cinematic language is an effective didactic tool in history education, as it serves a practical function. Such language aids in the comprehension and interpretation of the past, concurrently existing within the practical sphere of students' lives. Thus, films serve as a conduit to historical knowledge. The methodological path of the research began with a bibliographical and exploratory study. For this, some academic works were used that address Rüsen's theory and the relationship between cinema and history, from a perspective focused on history education. In this sense, some important concepts for the research need to be presented, such as historical learning, historical consciousness, historical culture, cinematic language, and film-history. To analyze and understand the impacts of films in history classes, a Historical Class (2023) was conducted on the French Revolution, where the main resource is cinematic language. This is an action research that involves the participation of 7th-grade students from the municipal schools in Maceió, Alagoas. Additionally, an activity on the film Maria Antonieta (2007) was carried out. This activity consisted of open-ended and multiple-choice questions, all related to the use of films in the classroom. The theoretical basis for this research includes the reflections of Jörn Rüsen (1992; 2000; 2001; 2012), Schmidt (2004; 2012), Ferro (1992), Nóvoa (1995), Souza (2014), Cerri (2010; 2001), Napolitano (2003), Bittencourt (2009), among other researchers. From this survey, it was possible to identify the possibilities that cinematic language allows for historical consciousness in students. It also analyzed the ease of this tool in understanding the past and progressing in historical thinking, in order to problematize and contextualize the present.
Palavras-chave: História – Estudo e ensino
Linguagem cinematográfica
Consciência
Conhecimento
Aprendizagem
Historical Consciousness
Cinematic Language
History Education
Progression of Historical Knowledge
Historical Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: PAULA, Brena Sirelle Lira de. O uso da linguagem cinematográfica na aula histórica: análise da progressão do conhecimento histórico de estudantes do 7° ano do ensino fundamental II em Maceió-AL (2021-2023). 2024. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14844
Data do documento: 30-jan-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.