00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14837
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de geografia: do tradicional ao advento tecnológico
Autor(es): Souza, Camila dos Santos de
Santos, Emanuel Arcênio Gouveia dos
Primeiro Orientador: Santos, Cirlene Jeane Santos e
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Everson de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Gama, Lívia Thaysa Santos de Albuquerque
Resumo: O presente trabalho propõe-se a fazer uma análise metodológica do ensino de geografia em uma escola pública estadual do bairro Santos Dumonnt, Maceió, Alagoas, especificamente em turmas do ensino fundamental II, buscando uma reflexão sobre as aulas executadas e as metodologias aplicadas no momento de sua realização. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma breve revisão bibliográfica acerca da trajetória da geografia escolar no Brasil, buscando resgatar e refletir sobre como ocorreu as etapas de transformações da mesma. Em seguida, fora problematizado o ensino de geografia no século XXI, onde foi possível debater o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) enquanto recursos didáticos para a aprendizagem de conceitos geográficos no ensino fundamental. Os procedimentos metodológicos se encontram baseados em pesquisa bibliográfica sob o ponto de vista de alguns autores na área de Geografia, tais como Fialho, Machado, Sales (2014); Rodrigues (2016); Oliveira et al, (2020), entre outros. Além da retrospectiva histórica do ensino de Geografia no Brasil, tendo como foco a visão tradicional de ensino, abordar o uso das TIC como metodologia inovadora no ensino de geografia no ensino fundamental e considerar que os adolescentes pertencem a era da tecnologia, onde os celulares e tablets são, praticamente, um computador de mão. Além disso, um dos objetivos propostos para a referida escola na condução das aulas de Geografia foi o uso desses aparelhos supracitados, como uma maneira mais dinâmica e atrativa, mesmo diante da crise pela qual a educação vivencia, pois utilizar nas aulas o novo, o que chama atenção e o que provoca curiosidade é fazer a diferença na vida e no futuro dos discentes. Nesse sentido, deve-se considerar que no contexto atual de democratização do ensino, as metodologias tradicionais que são não somente arcaicas, como também desinteressantes. Portanto, considera-se neste trabalho que o uso das TIC como novas ferramentas no ensino de geografia fazem com que os alunos tenham atenção e aprendam de forma mais dinâmica.
Abstract: This paper proposes to make a methodological analysis of geography teaching in a state public school in the neighborhood Santos Dumont, Maceió, Alagoas, specifically in classes of primary schools II, seeking a reflection on the lessons performed and the methodologies applied at the time of its realization. To achieve this goal, a brief literature review was conducted about the trajectory of school geography in Brazil, seeking to rescue and reflect on how it occurred the stages of its transformation. hen, the teaching of geography in the twenty-first century was discussed, where it was possible to discuss the use of Information and Communication Technologies (ICT) as teaching resources for earning geographic concepts in primary schools. The methodological procedures are based on ibliographic research from the point of view of some authors in the area of Geography, such as Fialho, Machado, Sales (2014); Rodrigues (2016); Oliveira et al, (2020), among others. In addition to the historical retrospective of the teaching of Geography in Brazil, focusing on the traditional view of teaching, address the use of ICT as an innovative methodology in the teaching of geography in primary schools and consider that adolescents belong to the age of technology, where mobile phones and tablets are practically a handheld computer. In addition, one of the proposed objectives for the school in the conduct of Geography classes was the use of these devices mentioned above, as a more dynamic and attractive way, even in the face of the crisis in which education lives, because using the new in the classes, what draws attention and what provokes curiosity is to make a difference in the life and future of students. In this sense, it should be considered that in the current context of democratization of ducation, the traditional methodologies that are not only archaic, but also uninteresting. Therefore, it is considered in this work that the use of ICT as new tools in geography teaching make students pay attention and learn in a more dynamic way.
Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino
Tecnologia da informação e da comunicação
Metodologia do ensino
Geography teaching
Information and Communication Technologies
Teaching Methodology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: SOUZA, Camila dos Santos de; SANTOS, Emanuel Arcênio Gouveia dos. O ensino de geografia: do tradicional ao advento tecnológico. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14837
Data do documento: 31-mai-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de geografia do tradicional ao advento tecnológico.pdf1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.