00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14825
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de simuladores virtuais no ensino de física
Título(s) alternativo(s): Virtual simulators in physics teaching
Autor(es): Cavalcante, Paulo Sérgio de Oliveira
Primeiro Orientador: Nascimento, Elton Malta
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Moisés da Cruz
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Maria Socorro Seixas
Resumo: A educação sempre vem procurando a eficiência no que diz respeito ao meio de transmissão de conhecimento aos educandos. Por isso, o uso de ferramentas que possam auxiliar nessa tarefa seria bem-vindo, em pleno século XXI, não é permitido ao educador utilizar apenas o quadro e o giz como instrumento de transmissão de conteúdo educacional apenas o quadro e o giz, visto que, a maioria de seus alunos possuem celulares com uma tecnologia bem avançada em suas mãos que dão acesso a uma variedade de conteúdos, de maneira fácil, barata e rápida, tornando esse tipo de aula para eles monótona, não instigando seus interesses em relação a mesma, por não conseguir encontrar tal utilização em seu cotidiano. Por isso, a dificuldade no aprendizado e interesse entre os alunos é notória ao aplicar metodologias que não sofreram mudanças ao longo dos anos de ensino. Nesse contexto o simulador virtual vem preencher essas duas lacunas, a incorporação de tecnologia digital na aula e a reprodução de fenômenos que são lecionados pelo educador. Os simuladores virtuais são programas capazes de reproduzir fenômenos naturais dos mais simples aos mais complexos, ajudando na compreensão e auxiliando assim para uma educação mais efetiva, além do fato de ser uma tecnologia que pode ser obtido gratuitamente, onde não é necessário pagar para o seu uso, tornando viável no que se refere ao custo financeiro. Após a observação em sala de aula que houve uma mudança na melhora da compreensão do conteúdo explicado quando foi introduzido o simulador virtual após a explicação oral, e para comprovar a eficácia ou não do seu uso, foi realizado uma pesquisa online entre docentes que fizeram uso de tais recursos em suas aulas como ferramenta pedagógica do conhecimento. Nessa pesquisa muitos puderam comprovar uma melhora significativa, trazendo resposta positiva no aprendizado, como: atenção durante a explicação, perguntando quando não compreendiam, sugerindo valores para colocar no simulador e questionando o comportamento dos fenômenos vistos.
Abstract: Education has always been looking for efficiency in terms of the means of transmitting knowledge to students. Therefore, the use of tools that can assist in this task would be welcome, in the middle of the 21st century, the educator is not allowed to use only the blackboard and chalk as an instrument for transmitting educational content only the blackboard and chalk, since , most of their students have cell phones with a very advanced technology in their hands that give access to a variety of content, in an easy, cheap and fast way, making this type of class monotonous, not instigating their interests in relation to it , for not being able to find such use in their daily lives. Therefore, the difficulty in learning and interest among students is evident when applying methodologies that have not changed over the years of teaching. In this context, the virtual simulator fills these two gaps, the incorporation of digital technology in the classroom and the reproduction of phenomena that are taught by the educator. Virtual simulators are programs capable of reproducing natural phenomena from the simplest to the most complex, helping in understanding and thus helping for a more effective education, in addition to the fact that it is a technology that can be obtained for free, where it is not necessary to pay for your use, making financial cost viable. After observing in the classroom that there was a change in the improvement of the understanding of the explained content when the virtual simulator was introduced after the oral explanation, and to prove the effectiveness or not of its use, an online survey was carried out among teachers Who used it of such resources in their classes as a pedagogical knowledge tool. In this research many were able to prove a significant improvement, bringing a positive response in the learning, as: attention during the explanation, asking when they did not understand, suggesting values to put in the simulator and questioning the behavior of the seen phenomena.
Palavras-chave: Educação
Physycs Education Technology (Programa de computador)
Ferramenta pedagógica
Ambiente virtual - Simulação
Education
Physics Education Technology (Computer Program)
Pedagogical tool
Virtual environment - Simulation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Física Ensino a Distância - Licenciatura
Citação: CAVALCANTE, Paulo Sérgio de Oliveira. Uso de simuladores virtuais no ensino de física. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14825
Data do documento: 5-fev-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso de simuladores virtuais no ensino de física.pdf1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.