00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14819
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, José Renan Gomes dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1740861882717534pt_BR
dc.contributor.referee2Conceição, Alexandre Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9900871339218497pt_BR
dc.creatorSilva, Valdenes de Brito-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5064231548022725pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-14T20:05:39Z-
dc.date.available2024-11-14-
dc.date.available2024-11-14T20:05:39Z-
dc.date.issued2021-06-25-
dc.identifier.citationSILVA, Valdenes de Brito. Ensino de Ciências por investigação: levantamentos dos trabalhos publicados no SNEF no período de 2011 a 2019. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14819-
dc.description.abstractThe work done for the completion of the Course in Physics (TCC), was carried out under the survey of academic production of articles published in the proceedings of the National Symposium on Physics Education (SNEF), between the periods of 2011 to 2019- There were eight (entire) national periodicals. The objective of the research, at first, was to evaluate and quantify publications on methodological studies by Investigation in the Teaching of Physics. The publications of these articles involved students and teachers from different levels of education, with the aim of debating issues related to the teaching and learning of Physics. Quantitative data had as relevance the articles already mentioned in the scope of the abstract. Methodologically, we developed the categories of Investigative Activities that were classified into three stages: by school level, types of activities and assessment instruments. With the results of this research, we performed a statistical analysis of the collected data, which identified how many articles in total were published during the last 8 years. Thus, Science Teaching positively contributed to the teaching and learning process of students. In addition, improving the interaction between teachers and students in a motivational way in the area in question.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.subjectLevantamento bibliográficopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectSimpósio Nacional de Ensino de Física – Publicaçãopt_BR
dc.subjectTeaching science through inquirypt_BR
dc.subjectBibliographic surveypt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectNational Symposium on Physics Teaching – Publicationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleEnsino de Ciências por investigação: levantamentos dos trabalhos publicados no SNEF no período de 2011 a 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO trabalho feito para a conclusão do Curso em Física (TCC), foi realizado sob o levantamento da produção acadêmica dos artigos publicados nas atas do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), entre os períodos de 2011 a 2019- Foram oito (inteiros) periódicos nacionais. O objetivo da pesquisa, a princípio, foi avaliar e quantificar as publicações sobre os estudos metodológicos por Investigação no Ensino de Física. As publicações desses artigos envolveram alunos e professores dos diversos níveis de ensino, com o objetivo em debater questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de Física. Os dados quantitativos teve como relevância os artigos já mencionados no escopo do resumo. Metodologicamente, elaboramos as categorias das Atividades Investigativas que foram classificadas em três etapas: por nível escolar, tipos de atividades e os instrumentos de avaliação. Com os resultados dessa pesquisa fizemos uma análise estatística dos dados coletados, que identificou quantos artigos no total foram publicados durantes os últimos 8 anos. Assim, o Ensino de Ciências positivamente contribuiu para o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. Além disso, o melhoramento da interação entre professore(a)s e discentes de forma motivacional na área em questão.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de Ciências por investigação levantamentos dos trabalhos publicados no SNEF no período de 2011 a 2019.pdf10.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.