00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14808
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mazzini Júnior, Edu Grieco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6685296424528108pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Mariana Petróvana Ferreira da-
dc.contributor.referee2Neves, Aline da Silva Oliveira-
dc.creatorAmorim, Amanda Nayara-
dc.creatorSantos, Laís Caroline dos-
dc.date.accessioned2024-11-14T15:42:34Z-
dc.date.available2024-11-14-
dc.date.available2024-11-14T15:42:34Z-
dc.date.issued2024-04-03-
dc.identifier.citationAMORIM, Amanda Nayara; SANTOS, Lais Caroline dos. Leduca: processos de design ux/ui na prototipação de um produto digital para potencializar o aprendizado de crianças do ensino fundamental 1 . 2024. 203 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14808-
dc.description.abstractIn a world governed by the irreversible revolution of technological advancements, where society finds itself accelerated and hyperconnected, human activity seems increasingly dependent on digital technologies. Children born already into contexts of a socially integral culture of consumption and needs for information, communication and interaction. Despite questionable on specific points, the constant and short-term process of technological advances has popularized such information and communication technologies far beyond, also penetrating educational realms inside and outside classrooms. If childhood is shaped by digital realities and cultures where education is understood through the real-virtual space relationship, addressing issues like User Experience Design to tailor interfaces to the particularities and needs of the target audience becomes essential when this audience is children - it is indispensable to place these users at the center of interface development processes that will directly impact their cognitive-emotional growth and shape their motivation to improve skills and intelligences. In this sense, using games with playful contents is recommended, as long as they provide easy, efficient and enjoyable learning experiences. This is where the principles of User Experience Design and Interfaces Development allow us to design positive user experiences, considering usability aspects in a way to benefit user activities. This undergraduate thesis delves into this theme to explore its theoretical concepts regarding the themes and subthemes that will support achieving its main objective: developing a prototype of an educational and playful digital artifact that enhances the learning of children in Elementary School 1, stimulating the desire for knowledge through interactive activities that focus itself on improving cognitive aspects such as attention, discipline and confidence in a pleasant, planned and motivating environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Design - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign — Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectInterfaces graficas — Usabilidadept_BR
dc.subjectArtefato digitalpt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectUx Designpt_BR
dc.subjectUI Designpt_BR
dc.subjectInteraction Designpt_BR
dc.subjectUser Experience Designpt_BR
dc.subjectUsabilitypt_BR
dc.subjectGraphic Interfacespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectDigital artifactpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.titleLeduca: processos de design ux/ui na prototipação de um produto digital para potencializar o aprendizado de crianças do ensino fundamental 1pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEm um mundo regido pela revolução sem volta de avanços tecnológicos, onde a sociedade se vê acelerada e hiperconectada, a atividade humana se vê cada vez mais dependente de tecnologias digitais. Crianças já nascem inseridas em contextos de uma cultura socialmente integral de consumo e necessidades por informação, comunicação e interação. Apesar de questionáveis em pontos específicos, o processo de avanços tecnológicos constantes e a curto prazo permitiram que tais tecnologias de informação e comunicação fossem popularizadas para muito além, movendo-se também nos territórios educacionais dentro e fora de sala de aula. Se a infância é pautada em realidades e culturas digitais onde a educação é compreendida na relação espaço real e virtual, abordar assuntos como o Design de Experiência do Usuário na tentativa de adequar interfaces às características e necessidades de um público se torna essencial quando este público em questão é o infantil - é imprescindível colocar estes usuários no centro dos processos de desenvolvimento de interfaces que irão repercutir diretamente em seu amadurecimento cognitivo-emocional e moldar suas motivações para aperfeiçoar suas habilidades e inteligências. Nesse contexto, o uso de jogos com conteúdos lúdicos é recomendado, contanto que proporcione aprendizado fácil, eficiente e agradável. É aqui que os princípios do Design de Experiência do Usuário e de elaboração de Interfaces permitem projetar experiências de uso positivas, considerando aspectos de usabilidade de modo a favorecer o usuário em suas atividades. Este trabalho de conclusão de curso parte desta temática para aprofundar-se nos conceitos teóricos a respeito dos temas e subtemas que subsidiarão atingir seu objetivo principal: desenvolver um protótipo de artefato digital educativo e lúdico, que potencialize o aprendizado de crianças do Ensino Fundamental 1, estimulando o desejo por conhecimento através de atividades interativas que focam no aprimoramento de aspectos cognitivos como atenção, disciplina e confiança a partir de um ambiente prazeroso, planejado e motivador.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.