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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14801
Tipo: | Dissertação |
Título: | "Condenados a viver do que cantar": o discurso dos/sobre o trabalho de musicistas em Alagoas |
Título(s) alternativo(s): | "Condemned to live rather than sing": the discourse of/about the work of musicians in Alagoas |
Autor(es): | Santos, Jorge Rodrigo Gomes |
Primeiro Orientador: | Amaral, Maria Virgínia Borges |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ramires, Sylvio Marinho da Pureza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Sóstenes Ericson Vicente da |
Resumo: | No presente trabalho nos propomos a realizar a análise da discursividade do Djavan materializada na música “Alagoas”, lançada em 1978, cujos efeitos de sentido colocados em jogo explicitam os desafios aos quais os musicistas alagoanos precisam se submeter para que possam fazer história, encontrar trabalho e manterem-se vivos artisticamente. Na canção, o sujeito discursivo, através das condições de produção do discurso dos/sobre [o trabalho de] musicistas na música “Alagoas”, aciona memórias que nos fazem refletir sobre os fatores desestimulantes com os quais o musicista precisa lidar para que sua prática profissional possa ser efetivada. O corpus da pesquisa remonta à tomada de posição do sujeito discursivo face aos desafios encontrados em Alagoas para poder permanecer vivo como artista. A questão que se colocou foi um paradoxo: “teve que morrer para poder viver”. Tomamos como base teórica e metodológica a Análise do Discurso de linha francesa, a partir das reflexões teóricas de Michel Pêcheux. Encontra-se na Análise do Discurso pecheutiana a fundamentação necessária para apreender os sentidos dos discursos produzidos pelos musicistas alagoanos durante a constituição do cenário musical do Estado, na perspectiva do trabalho. |
Abstract: | In this work we propose to perform the analysis of the discursivity of Djavan materialized in the song “Alagoas”, released in 1978, whose sense effects put into play explain the challenges for which Alagoan musicians need to submit so that they can make history, find work and stay alive artistically. In the song, the discursive subject, through the conditions of production of the discourse of the music “Alagoas”, triggers memories that make us reflect on the discouraging factors with which the musician needs to deal so that his professional practice can be effective. The corpus of the research dates back to the position of the discursive subject facing the challenges found in Alagoas to be able to stay alive as an artist. The question was a paradox: “he had to die in order to live”. We take as a theoretical and methodological basis the French Discourse Analysis from the theoretical reflections of Michel Pêcheux. It is in the Pecheutian Discourse Analysis the necessary foundation to grasp the meanings of the discourses produced by Alagoas musicians during the constitution of the state’s professional musical scene. |
Palavras-chave: | Análise do Discurso Musicistas-Alagoas Sujeito do discurso Discourse Analysis Musicians-Alagoas Subject of speech |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura |
Citação: | SANTOS, Jorge Rodrigo Gomes. "Condenados a viver do que cantar": o discurso dos/sobre o trabalho de musicistas em Alagoas. 2024. 86 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14801 |
Data do documento: | 30-ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
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Condenados a viver do que cantar o discurso dossobre o trabalho de musicistas em Alagoas.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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