00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bezerra, Antônio Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9534474333315783pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Anderson da Silva-
dc.contributor.referee2Marques, Danilo Luiz-
dc.creatorLima Júnior, José Roberto Silva de-
dc.date.accessioned2024-11-05T19:36:20Z-
dc.date.available2024-11-05-
dc.date.available2024-11-05T19:36:20Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationLIMA JÚNIOR, José Roberto Silva de. O PIBID e PRP no curso de história: uma abordagem política para estreitar a lacuna entre produção acadêmica e sociedade (2020-2024). 2024. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14778-
dc.description.abstractThis work seeks to analyze issues surrounding teacher training in Alagoas, highlighting the dichotomy between theory and practice and its influence on weakening the teaching and learning process. It introduces the PIBID and PRP programs as attempts to overcome this separation, inserting history course graduates into the school environment. It explores the political changes that influenced these programs and examines their importance in teacher training, aiming for education that is closer to contemporary demands. The study includes personal accounts from the author, reflecting on his participation in the programs and highlighting the integration between theory and practice in teacher training. The work also aims to analyze the contributions of the programs and identify possible gaps and challenges for their execution, aiming for improvements and enhancements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectBrasil. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Residência Pedagógica.pt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectPRPpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO PIBID e PRP no curso de história : uma abordagem política para estreitar a lacuna entre produção acadêmica e sociedade (2020-2024)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar questões acerca da formação docente em Alagoas, destacando a dicotomia entre teoria e prática e sua influência na fragilização do processo de ensino e aprendizagem. Introduz os programas PIBID e PRP como tentativas de superar essa separação, inserindo licenciandos do curso de história no ambiente escolar. Explora as mudanças políticas que influenciaram esses programas e examina sua importância na formação de professores, visando uma educação mais próxima das demandas contemporâneas. O estudo inclui relatos pessoais do autor, refletindo sobre sua participação nos programas e destacando a integração entre teoria e prática na formação docente. O trabalho visa ainda analisar as contribuições dos programas e identificar possíveis lacunas e desafios para sua execução, visando melhorias e aprimoramentos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.