00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO- IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14751
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de um questionário avaliativo a partir da metodologia Design Science Research
Autor(es): Santana, Lucas Tadeu Vieira Moura de
Primeiro Orientador: Silva, Alan Pedro da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lopes, Roberta Vilhena Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Paiva, Ranilson Oscar Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Maria Cristina Tenório Cabral
Resumo: Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), investigamos a eficácia dos questionários como ferramenta de avaliação educacional e a aplicabilidade da metodologia Design Science Research (DSR) no desenvolvimento de software. A motivação para a pesquisa emergiu da problemática relacionada a modernizar as práticas de avaliação educacional, adaptando-as para melhor atender às demandas da era digital e aos novos paradigmas de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo foi o desenvolvimento do ICQuiz, um sistema de questionários online. Este sistema se destaca não apenas pela sua funcionalidade de registro de questões, mas também pela sua capacidade de automatizar o processo de avaliação quantitativa, oferecendo também espaço para feedback individualizado. Tal abordagem visa essencialmente enriquecer a experiência educacional tanto para os educadores quanto para os alunos. Para alcançar tal feito, adotou-se e documentou-se os passos adotados a partir de uma metodologia híbrida que combina os fundamentos da Design Science Research (DSR) com as estratégias ágeis da metodologia Scrum. Esse enfoque interdisciplinar busca promover a inovação e a eficiência no desenvolvimento do software, alinhando-se assim com as necessidades contemporâneas do setor educacional. O TCC inclui uma revisão teórica que examina o uso histórico e atual dos questionários na avaliação educacional, assim como uma discussão sobre a DSR e sua relevância para a criação de soluções tecnológicas no campo da educação. A metodologia de pesquisa detalha a aplicação dos seis passos da DSR, culminando no desenvolvimento do conhecimento de design sobre a problemática abordada e no artefato de solução desta problemática representado pelo ICQuiz. O processo de desenvolvimento é exposto, enfatizando a demonstração e avaliação do software em ambientes simulados. Os resultados alcançados destacam uma aceitação do ICQuiz, reconhecendo sua adaptabilidade, eficiência e contribuição para o aprimoramento da avaliação educacional. A pesquisa sugere que o ICQuiz pode servir como um modelo para o desenvolvimento futuro de ferramentas de avaliação que atendam às necessidades dos educadores contemporâneos e promovam um ambiente de aprendizado mais interativo e engajador. Concluímos o trabalho com reflexões sobre as contribuições práticas e teóricas do estudo, além de recomendações para pesquisas futuras que possam validar e expandir o uso do ICQuiz. Este TCC representa um passo significativo em direção à integração de metodologias tradicionais e modernas na avaliação educacional, buscando melhorar contínua e sistematicamente o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: In this Undergraduate thesis, we investigate the effectiveness of questionnaires as a tool for educational assessment and the applicability of the Design Science Research (DSR) methodology in software development. The motivation for this research stemmed from the need to modernize educational assessment practices by adapting them to better meet the demands of the digital age and new paradigms of teaching and learning. The aim of this study was to develop ICQuiz, an online questionnaire system. This system is distinguished not only by its functionality for registering questions but also by its ability to automate the process of quantitative assessment, providing space for individualized feedback. This approach aims primarily to enrich the educational experience for both educators and students. To achieve this, we adopted and documented steps from a hybrid methodology combining the principles of Design Science Research (DSR) with the agile strategies of the Scrum methodology. This interdisciplinary approach seeks to promote innovation and efficiency in software development, thus aligning with contemporary needs of the educational sector. The Undergraduate thesis includes a theoretical review that examines the historical and current use of questionnaires in educational assessment, as well as a discussion on DSR and its relevance for creating technological solutions in the field of education. The research methodology details the application of the six steps of DSR, culminating in the development of design knowledge on the addressed problem and the solution artifact represented by ICQuiz. The development process is outlined, emphasizing the demonstration and evaluation of the software in simulated environments. The results achieved highlight the acceptance of ICQuiz, recognizing its adaptability, efficiency, and contribution to enhancing educational assessment. The research suggests that ICQuiz could serve as a model for the future development of assessment tools that meet the needs of contemporary educators and promote a more interactive and engaging learning environment. We conclude the study with eflections on the practical and theoretical contributions of the research, as well as recommendations for future research that may validate and expand the use of ICQuiz. This Capstone Project represents a significant step towards integrating traditional and modern methodologies in educational assessment, aiming to continuously and systematically improve the teaching-learning process.
Palavras-chave: Questionário
Avaliação educacional
Design Science Research (DSR)
Software
Questionnaire
Assessment
Programming
Design Science Research
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências da Computação - Bacharelado
Citação: SANTANA, Lucas Tadeu Vieira Moura de. Desenvolvimento de um questionário avaliativo a partir da metodologia Design Science Research. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14751
Data do documento: 30-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO- IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de um questionário avaliativo a partir da metodologia Design Science Research.pdf3.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.