00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Magalhães, Belmira Rita da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964810411309274pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Sobrinho, Helson Flávio da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9678771021912570pt_BR
dc.contributor.referee2Florêncio, Ana Maria Gama-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7238674881549165pt_BR
dc.creatorManzoni, Ahiranie Sales dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0780974549775691pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-31T17:40:41Z-
dc.date.available2024-09-23-
dc.date.available2024-10-31T17:40:41Z-
dc.date.issued2010-02-11-
dc.identifier.citationMANZONI, Ahiranie Sales dos Santos. Discurso e mídia: os efeitos de sentido no discurso radiofônico. 2024. 117 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14748-
dc.description.abstractOur work, affiliated the line of research of the Discourse Analysis, it proposes a study on the sense effects in the radiofonic discourse. Assuming that the senses are not linked the literality of the words, we leaned on in Pêcheux to say that the senses are always able to becomeothers. Our thesis is divided into three chapters: the first, we present a theoretical and methodological French Discourse Analysis bringing the defined fundamental elements for Pêcheux, Orlandi, Teixeira, among others. In the second, we make every context in which we have access to the conditions of discourse production, which we can mention: the means of mass communication, mass culture and a historical background on the radio.And in the third chapter we bring, finally, the analyses, whose corpus was constituted from a selected program of the radio Gazeta FM of Alagoas identifying the sense effects prevalent in radiofonic discourse, such as effect of individualization, truth, uniqueness, credibility , personification, among others, that demonstrate the market interest in radio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectCultura de massapt_BR
dc.subjectRádio e efeitos de sentidopt_BR
dc.subjectRádio - Programaspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectMass culturept_BR
dc.subjectRadio and sense effectspt_BR
dc.subjectRadio - Programspt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleDiscurso e mídia: os efeitos de sentido no discurso radiofônicopt_BR
dc.title.alternativeDiscourse and media: the sense effects of radiofonic discoursept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO nosso trabalho, vinculado a linha de pesquisa da análise do discurso, propõe um estudo sobre os efeitos de sentido no discurso radiofônico. Partindo do princípio de que os sentidos não estão vinculados a literalidade das palavras, nos apoiamos em Pêcheux para dizer que eles podem sempre se tornar outros. Nossa dissertação está dividida em três capítulos: no primeiro, apresentamos um corpo teórico-metodológico da Análise do discurso francesa trazendo os elementos fundamentais definidos por Pêcheux, Orlandi, Teixeira, entre outros. No segundo, elaboramos todo contexto que permite que tenhamos acesso às condições de produção do discurso, às quais podemos citar: os meios de comunicação de massa, a cultura de massa e um percurso histórico sobre o rádio. E no terceiro capítulo trazemos, enfim, as análises, cujo corpus foi constituído a partir de um programa selecionado da rádio Gazeta FM de Alagoas, identificando efeitos de sentido predominantes no discurso radiofônico, tais como, efeito de individualização, verdade, singularização, credibilidade, personificação, entre outros, que demonstram os interesses mercadológicos do rádio.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Discurso e mídia os efeitos de sentido no discurso radiofônico.pdf1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.