00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14747
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1312070903160476pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Lúcia de Fátima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3235342037177115pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Antônio Cícero de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4716895949004675pt_BR
dc.creatorMachado, Roseane Leite-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7706028647782413pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-31T17:39:23Z-
dc.date.available2024-09-19-
dc.date.available2024-10-31T17:39:23Z-
dc.date.issued2014-11-11-
dc.identifier.citationMACHADO, Roseane Leite. A perspectiva dialógica no ensino em língua portuguesa: a prática de produção textual numa turma de 8° ano. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14747-
dc.description.abstractThe main goal of this paper is to reflect about the teaching practice involving language in students’ writing of the 8th grade of elementary school in a private school located in Maceio city. Based on Bakhtin (1979,1992, 2003,2005), Marcuschi (2001, 2008), Antunes (2001, 2010), Geraldi’s (1996, 1997) works and in the field of Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006), it analyses, from a qualitative research (Triviños, 2006; Ludke, 1986), the writing activities proposed by a Portuguese Teacher aiming at observing the dialogic nature of the discourse in the teaching practice having as data the recording of classes and the texts students wrote during the classes. The methodology used to develop this research is based on a case study (LUDKE, 1986) once it is worried about investigating a determined context of teaching. The data were collected through the use of class recording, a diary, and the texts students wrote in class and were used to build my interpretation. In general words, it is possible to observe through the interpretations that Portuguese classes seem to be developed from the teacher to the students, being students considered as a recipient of knowledge. It was also possible to notice the teaching is still developed in traditional ways which doesn’t allow a work focused on the writing as a social and dialogical practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectPortuguese language – Study and teachingpt_BR
dc.subjectTextual productionpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleA perspectiva dialógica no ensino em língua portuguesa: a prática de produção textual numa turma de 8° anopt_BR
dc.title.alternativeDialogic perspective on Portuguese language teaching: the practice of textual production in Eight years of classpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoRefletir sobre a prática docente em relação ao trabalho sobre a linguagem envolvida nas produções textuais de uma turma do 8º ano do ensino fundamental em uma escola particular localizada em Maceió é o cerne desta investigação. Com base teórica em Bakhtin (1979, 1992, 2003, 2005), Marcuschi (2001, 2008), Antunes (2001, 2010), Geraldi (1996, 1997) e inserido na área da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), o trabalho analisa, a partir de uma pesquisa qualitativa (TRIVIÑOS, 2006; LÜDKE, 1986), as propostas de produções textuais apresentadas por uma docente de Língua Portuguesa, observando a natureza dialógica do discurso na prática docente a partir da análise das aulas e dos textos produzidos nas aulas. Em termos metodológicos, o trabalho envolveu uma perspectiva qualitativa de um estudo de caso etnográfico (LÜDKE, 1986), centro da preocupação com o estudo de um determinado contexto de ensino. A coleta de dados, com procedimentos de gravações de aulas, registros em um diário de campo e coleta de textos, produzidos por alunos em sala de aula, serviu de base para toda realização do trabalho aqui apresentado e contribuiu para repensar a prática docente nas aulas que envolvem produções de textos. Observamos, de modo geral, que as aulas de Língua Portuguesa pareceu ser resultado de uma prática unidirecional (do professor para o aluno) em que os alunos ainda assumem o papel de “recebedores” do saber. Observada em algumas das atividades propostas, essa prática, ainda pautada em moldes tradicionais de ensino, não permite uma construção de um trabalho de produção textual que assuma uma perspectiva dialógica da linguagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.