00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Artigos publicados em periódicos - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14729
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Marcos Aurélio-
dc.creatorDumont, Lígia Maria Moreira-
dc.date.accessioned2024-10-31T14:28:38Z-
dc.date.available2024-10-31-
dc.date.available2024-10-31T14:28:38Z-
dc.date.issued2015-09-
dc.identifier.citationGOMES, M. A.; DUMONT, L. M. M. A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 6 n. 2, p. 84-105, 2015. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v6i2p84-105pt_BR
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage84pt_BR
dc.citation.epage105pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14729-
dc.description.abstractIt presents the social and scientific dimension that the competency notion in contemporary takes to draw connections with the meaning and implications of qualification established through the relationship between education and labor and the restructuring of the means of production. Seeks to understand and collaborate with the reflection of the social and scientific uses of the term competence and interrelation with information literacy. Descriptive study, with qualitative analyzes from the literature of Library Science, Information Science and Sociology. The information literacy is displayed as a result of social changes, mainly educational thereby impacting traditional areas of accumulation and dissemination of information, such as libraries.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Paulopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUSPpt_BR
dc.relation.ispartofInCIDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectCompetencept_BR
dc.subjectInformation literacypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectLaborpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.titleA noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoApresenta a dimensão social e científica que a noção de competência assume na contemporaneidade ao traçar nexos com qualificação e as implicações estabelecidas por meio da relação entre educação e trabalho e pela reestruturação dos meios de produção. A competência em informação é exposta como resultado dessas mudanças sociais, principalmente, educacionais, dessa forma, impactando espaços tradicionais de acumulação e disseminação de recursos informacionais, como as bibliotecas.Palavras-chave: Competência; Competência em informação; Educação; Trabalho.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico.pdf417.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.