00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Artigos publicados em periódicos - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14717
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Luciana Ferreira da-
dc.creatorAndrade, Robéria de Lourdes de Vasconcelos-
dc.creatorSilva, Alan Curcino Pedreira da-
dc.creatorDuarte, Emeide Nóbrega-
dc.creatorSouza, Ana Cleide Patrício de-
dc.date.accessioned2024-10-30T14:23:21Z-
dc.date.available2024-10-30-
dc.date.available2024-10-30T14:23:21Z-
dc.date.issued2016-04-
dc.identifier.citationCOSTA, L. F. da; ANDRADE, R. de L. de V.; SILVA, A. C. P. da; DUARTE, E. N.; SOUZA, A. C. P. de. O uso de mídias sociais por revistas científicas da área da Ciência da Informação para ações de marketing digital. Revista ACB, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 338–358, abr./jul. 2016.pt_BR
dc.citation.volume21pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage338pt_BR
dc.citation.epage358pt_BR
dc.identifier.doihttps://orcid.org/0000-0002-2770-5321pt_BR
dc.identifier.issnISSN 1414-0594pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14717-
dc.description.abstractThe research aims to analyze the use of social media by Brazilian electronic scientific journals in the area of Information Science. To this end, the research is bibliographic, exploratory and descriptive in nature, anchored in a qualitative and quantitative methodological approach. The research universe is composed of journals classified in the Qualis in the area of Applied Social Sciences I, which counted 39 journals. The sample consists of six journals, delimited by those that use some type of social media for digital marketing actions (Facebook, Twitter, MySpace, LinkedIn, YouTube, Blogs). As a result, it is evident that the number of journals that use social media is tiny compared to the number of journals in the area of Information Science. The social media most used by the six journals identified are: Facebook and Twitter, which are among the most representative social media in Brazil. It is concluded that journals should use the media as allies to promote their information product, to retain and attract readers, authors and reviewers, which consequently expands the relationship network. Journals should be constantly connected, keeping their posts updated on social media, and also promoting their official homepage, among other issues.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Catarinense de Bibliotecáriospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsACBpt_BR
dc.relation.ispartofRevista ACBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectRevistas científicaspt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectDigital marketingpt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectScientific journalspt_BR
dc.subjectInformation sciencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.titleO uso de mídias sociais por revistas científicas da área da Ciência da Informação para ações de marketing digitalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo analisar o uso de mídias sociais por revistas científicas eletrônicas brasileiras da área da Ciência da Informação. Para tanto, a pesquisa é de natureza bibliográfica, exploratória e descritiva, ancorada em abordagem metodológica qualitativa e quantitativa. O universo da pesquisa é composto pelas revistas classificadas no Qualis na área de Ciências Sociais Aplicadas I, o qual contabilizou 39 revistas. A amostra é composta por seis revistas, delimitadas pelas que utilizam algum tipo de mídia social para ações de marketing digital (Facebook, Twitter, MySpace, LinkedIn, YouTube, Blogs). Como resultado, evidencia que o número de revistas que utilizam as mídias sociais é ínfimo se comparado à quantidade de revistas existentes na área da Ciência da Informação. As mídias sociais mais utilizadas pelas seis revistas identificadas são: o Facebook e o Twitter os quais figuram entre as mídias sociais mais representativas do Brasil. Conclui que as revistas devem utilizar as mídias como aliadas para a divulgação do seu produto informação, para reter e atrair leitores, autores e avaliadores, o que consequentemente, amplia a rede de relacionamento. As revistas devem estar conectadas constantemente, mantendo seus posts atualizados nas mídias sociais, procedendo, ainda, dentre outras questões, a promoção de sua homepage oficial.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.