00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14699
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um olhar sobre as tecnologias digitais e práticas inovadoras no ensino de geografia
Autor(es): Santos, Wagner de Jesus
Primeiro Orientador: Pinto, Kinsey Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Gilcileide Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Simone Affonso da
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso de Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no âmbito da sala de aula, seus desafios e possibilidades para o Ensino de Geografia no contexto escolar. Para isso, foram realizadas reflexões e investigações do uso das metodologias de aprendizagem e tecnologias digitais nas aulas de Geografia. No mundo contemporâneo e com o avanço da globalização, as tecnologias têm se difundido cada vez mais no nosso cotidiano do século XXI, sobretudo com o uso da internet e dos dispositivos móveis. Assim, o estudo busca compreender as contribuições, o uso e os desafios, ao associar as Metodologias Ativas com as Tecnologias Digitais no Ensino de Geografia. A pesquisa encontra-se amparada ao método qualitativo e tem como procedimentos metodológicos o levantamento de dados bibliográficos, pesquisa direta por meio da aplicação de questionários, realização de atividades, elaboração e análise dos dados, gráficos e quadros. A análise dos resultados foi possibilitada por meio de quatro estágios de Geografia da rede de ensino de Maceió - Alagoas. O trabalho apresenta abordagem teórica sobre o Ensino de Geografia, Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). A análise dos dados demonstra os desafios e possibilidades no uso de Metodologias Ativas, práticas inovadoras de aprendizagem e Tecnologias Digitais na sala de aula de Geografia, apresenta também o relato dos alunos e professores entrevistados e o potencial na diversificação das práticas de aprendizagem na sala de aula. Os dados demonstram a grande relevância ao incorporar tais práticas de ensino no mundo contemporâneo.
Abstract: The present work aims to analyze the use of Active Methodologies and Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in the classroom, their challenges and possibilities for Geography Teaching in the school context. To this end, reflections and investigation were carried out on the use of learning methodologies and digital technologies in Geography classes. In the contemporary world and with the advancement of globalization, technologies have become increasingly widespread in our daily lives in the 21st century, especially with the use of the internet and mobile devices. Thus, the study seeks to understand the contributions, use and challenges, when associating Active Methodologies with Digital Technologies in Geography Teaching. The research is supported by the qualitative method and its methodological procedures are the collection of bibliographic data, direct research through the application of questionnaires, carrying out activities, preparation and analysis of data, graphs and charts. The analysis of the results was made possible through four Geography internships in the Maceió - Alagoas education network. The work presents a theoretical approach to the Teaching of Geography, Active Methodologies and Digital Information and Communication Technologies (TDICs). The data analysis demonstrates the challenges and possibilities in the use of Active Methodologies, innovative learning practices and Digital Technologies in the Geography classroom, it also presents the reports of the students and teachers interviewed and the potential in diversifying learning practices in the Geography classroom. The data demonstrate the great relevance of incorporating such teaching practices in the contemporary world.
Palavras-chave: Geografia – estudo e ensino
Metodologias ativas
Tecnologias digitais. Tecnologias digitais da informação e da comunicação
Teaching geography
Active methodologies
Digital technologies
TDICs
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Wagner de Jesus. Um olhar sobre as tecnologias digitais e práticas inovadoras no ensino de geografia. 2024. 123. f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14699
Data do documento: 14-mar-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um olhar sobre as tecnologias digitais e práticas inovadoras no ensino de geografia.pdfUm olhar sobre as tecnologias digitais e práticas inovadoras no ensino de geografia5.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.