00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14684
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Leituras geográficas: o processo de globalização visto pelos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Dr. João Carlos na cidade de Atalaia/AL, a partir da proposta de Milton Santos
Autor(es): Silva, Ewerton Danillo Gomes Tenório da
Primeiro Orientador: Carvalho, Antônio Alfredo Teles de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos Junior, Avelar Araujo
metadata.dc.contributor.referee2: Firmino, Paul Clívilan Santos
Resumo: Este trabalho propõe uma análise do processo de globalização a partir dos alunos do 9° ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Dr. João Carlos, em Atalaia/AL, com base no filme/documentário Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá. A pesquisa inicia-se com uma revisão bibliográfica abrangente, explorando as diversas abordagens e entendimentos do conceito de globalização. Em seguida, concentra-se em compreender como esse fenômeno afeta os alunos, investigando suas experiências e concepções. A pesquisa, intitulada "Leituras Geográficas: o processo de globalização visto pelos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Dr. João Carlos na Cidade de Atalaia/AL, à Luz de Milton Santos", busca assim enriquecer a compreensão sobre a globalização, integrando uma visão crítica e sensível a realidade dos discentes.
Abstract: This work proposes an analysis of the globalization process based on students in the 9th year of elementary school II at Escola Municipal Dr. João Carlos, in Atalaia/AL, based on the film/documentary Meeting with Milton Santos: the global world seen from side here. The research begins with a comprehensive literature review, exploring the different approaches and understandings of the concept of globalization. It then focuses on understanding how this phenomenon affects students, investigating their experiences and conceptions. The research, entitled "Geographic Readings: the process of globalization seen by elementary school students at Escola Municipal Dr. João Carlos in the City of Atalaia/AL, in Luz de Milton Santos", thus seeks to enrich the understanding of globalization, integrating a critical and sensitive view of the students' reality.
Palavras-chave: Santos, Milton, 1926-2001
Escola
Ensino fundamental
Globalização
Atalaia (AL)
School, elementary education
Globalization
Milton Santos
Atalaia/Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: SILVA, Ewerton Danillo Gomes Tenório da. Leituras geográficas: o processo de globalização visto pelos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Dr. João Carlos na cidade de Atalaia/AL, a partir da proposta de Milton Santos. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14684
Data do documento: 22-dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leituras geográficas_o processo de globalização visto pelos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Dr. João Carlos na cidade de Atalaia-AL, a partir da proposta de Milton Santos.pdfLeituras geográficas: o processo de globalização visto pelos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Dr. João Carlos na cidade de Atalaia/AL, a partir da proposta de Milton Santos1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.