Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14679
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cury, Graziela | - |
dc.creator | Silva, Josélia Luiza da | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-25T18:10:18Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25 | - |
dc.date.available | 2024-10-25T18:10:18Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | CURY, Graziela; SILVA, Josélia Luiza da. Variabilidade conceitual de termos botânicos em livros do ensino superior: volume 1. Maceió: Das Autoras, 2024. E-book ([55]p). ISBN 978-65-01-17090-9. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-01-17090-9 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14679 | - |
dc.description.abstract | This book is the result of the efforts of the authors who, through their experiences as teachers and students, planted a small seed that germinated. The small plant developed and matured, generating the desire to raise questions about the subject.It is not intended to be a teaching guide or a glossary of botanical terms, nor to establish what constitutes an appropriate term. It simply aims to present the great variability of concepts found in Botany books used in Higher Education, in Biological Sciences courses and related areas.The objective of this small copy is to expose the anguish that teachers, researchers and students feel when faced with all this diversity, which often generates several questions in classes, causing confusion between the different disciplines within Botany, such as Morphology, Systematics, Physiology and many others that are taught in the various Biological Sciences courses and related areas. There is no intention to disparage any of the works cited here, and it is hoped that the authors of these works do not see this book as a criticism or any way of dishonoring or diminishing the recognized excellence of their work. Far from it, all the sources mentioned here were selected only because they are used by the best universities in Brazil, which in itself denotes their primacy.As the main purpose of this book, the aim was to compare the information from the different sources and provoke scholars in the area to reflect on this issue and, in doing so, encourage everyone to abandon their usual behavior of convenience and somehow seek ways to begin to reach a common understanding.This first volume presents various terms for all parts of the plant body, in a random manner. The intention is to expand this series by producing new separate volumes, each with terms for each part of the plant, for more direct access to the information. In this way, the information can be accessed more directly. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Botânica | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Nomenclatura | pt_BR |
dc.subject | Plantas | pt_BR |
dc.subject | Botany | pt_BR |
dc.subject | Higher Education | pt_BR |
dc.subject | Nomenclature | pt_BR |
dc.subject | Plants | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA | pt_BR |
dc.title | Variabilidade conceitual de termos botânicos em livros do ensino superior: volume 1 | pt_BR |
dc.title.alternative | Conceptual variability of botanical terms in higher education textbooks – volume 1 | pt_BR |
dc.type | E-book | pt_BR |
dc.description.resumo | Este livro é fruto do esforço das autoras que, por suas experiências, como docente e discente, plantaram uma pequena semente, que germinou. A pequena plantinha desenvolveu-se e amadureceu, gerando a vontade de levantar questionamentos sobre o assunto. Não tem a pretensão de ser um guia didático ou um glossário de termos botânicos, tampouco estabelecer o que é um termo adequado. Simplesmente quer apresentar a grande variabilidade dos conceitos encontrados em livros de Botânica utilizados no Ensino Superior, em cursos de Ciências Biológicas e afins. O objetivo deste pequeno exemplar é expor a angústia que professores, pesquisadores e estudantes sentem ao se depararem com toda essa diversidade, que, muitas vezes, geram várias interpelações em aulas, causando confusões entre as diferentes disciplinas dentro da Botânica, como Morfologia, Sistemática, Fisiologia e muitas outras que são ministradas nos diversos cursos de Ciências Biológicas e áreas afins. Não se tem a intenção de desmerecer nenhuma obra aqui citada e espera-se que os autores das referidas obras não enxerguem neste livro uma crítica ou qualquer forma de desonrar ou diminuir a reconhecida excelência dos seus trabalhos. Longe disso, todas as fontes aqui mencionadas, somente foram selecionadas por serem adotadas nas melhores universidades do Brasil, o que por si só já denota sua primazia. Como propósito principal, este livro pretendeu confrontar as informações das diferentes fontes e provocar os estudiosos da área a uma reflexão acerca desta problemática e, com isso, estimular que todos deixem o habitual comportamento de conveniência e de alguma forma busquem encontrar maneiras para o início de um entendimento comum. Este primeiro volume traz termos variados de todas as partes do corpo vegetal, de forma aleatória. Pretende-se aumentar essa série, produzindo novos volumes separados, cada um com termos de cada parte da planta, para um acesso mais direto às informações. Desta maneira, as informações poderão ser acessadas de forma mais direta. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros e Capítulos de Livros - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Variabilidade conceitual de termos botânicos em livros do ensino superior_volume 1.pdf | 955.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.