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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14673
Tipo: | Tese |
Título: | Cicatrizes urbanas: narrativas da violência na ficção detetivesca |
Título(s) alternativo(s): | Urban scars: narratives of violence in detective fiction |
Autor(es): | Matias, Maarcus Vinícius |
Primeiro Orientador: | Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Reimão, Sandra Lúcia Amaral de Assis |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Márcio Ferreira da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Martins, Ana Claudia Aymoré |
metadata.dc.contributor.referee4: | Brandão, Gilda de Albuquerque Vilela |
Resumo: | Esta tese desenvolve uma investigação sobre o gênero detetivesco e antidetetivesco, abordando principalmente as produções literárias brasileiras contemporâneas e suas ligações com as narrativas da violência. Com isso, busco entender e caracterizar uma estética da violência na literatura contemporânea, a qual sempre esteve presente na ficção detetivesca em maior ou menor grau, e contribuir com as discussões relativas à violência e suas implicações sociais na contemporaneidade. O método investigativo utilizado neste estudo examina, em um primeiro momento, as convenções das histórias clássicas de detetive e de antidetetive nas produções em língua inglesa e o modo como a violência é representada nelas, usando isso como ponto de referência para a análise das obras contemporâneas brasileiras desse gênero. As principais obras estrangeiras que analiso são “The murders in the Rue Morgue” (1841), de Edgar Allan Poe; The high window (1943), de Raymond Chandler; “La muerte y la brújula” (1944), de Jorge Luis Borges, e City of glass (1985), de Paul Auster. Já as obras brasileiras são O mysterio (1921), de Medeiros e Albuquerque, Coelho Neto, Afrânio Peixoto e Viriato Corrêa; O canto da Sereia – um noir baiano (2002), de Nelson Motta; O Xangô de Baker Street (1995), de Jô Soares; “A lei” (2007), de André Sant’Anna; e O invasor (2011), de Marçal Aquino. As duas últimas tendem a uma estética mais específica dentro desse gênero, cujas características se inserem nas narrativas da violência, as quais são exploradas na segunda parte deste estudo. Minha base analítica e argumentativa são os efeitos hiper-realistas que tais narrativas apresentam, a recepção destes por parte do público leitor e as questões utópicas/distópicas que podem surgir. Nesse sentido, como resultado das análises sobre as narrativas da violência, argumento que o hiper-realismo distópico pode provocar efeitos sensoriais e de representação exagerada do “real”, ressignificando-o com o propósito de despertar (ou reavivar) a percepção sobre o mundo histórico. |
Abstract: | This thesis develops an investigation into the detective genre and anti-detective, focusing primarily on Brazilian contemporary literary productions and their connections with the narratives of violence. With that, I seek to understand and characterize an aesthetic of violence in contemporary literature, which has always been present in detective fiction to a greater or lesser degree, and to contribute to the discussions concerning violence and its social implications in contemporary times. The investigative method used in this study examines, at first, the conventions of classic detective and anti-detective stories in productions in English and how violence is represented in them, using this as a point of reference for the analysis of contemporary Brazilian works of this genre. The main foreign works I analyze are “The murders in the Rue Morgue” (1841), by Edgar Allan Poe; The high window (1943), by Raymond Chandler; “La muerte y la brújula” (1944), by Jorge Luis Borges and City of glass (1985), by Paul Auster. As for Brazilian works, they are O mysterio (1921), by Medeiros e Albuquerque, Coelho Neto, Afrânio Peixoto and Viriato Corrêa; O canto da Sereia – um noir baiano (2002), by Nelson Motta; O Xangô de Baker Street (1995), by Jô Soares; “A lei” (2007), by André Sant’Anna; and O invasor (2011), by Marçal Aquino. The last two ones tend to more specific aesthetics within that genre, whose characteristics fall in the narratives of violence, which are explored in the second part in this study. My analytical and argumentative bases are the hyper-realistic effects these narratives show, the reception of these by the readers and utopian / dystopian questions that may arise. Accordingly, as a result of the analysis of the narratives of violence, I argue that dystopian hyperrealism may cause sensory effects and exaggerated representation of "real", redefining it with the purpose of awakening (or revive) the perception of historical world. |
Palavras-chave: | Estudos literários Violência na literatura Narrativas da violência Hiper-realismo distópico Antidetetive Literary studies Violence in literature Narratives of violence Dystopian hyperrealism Anti-detective |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | MATIAS, Marcus Vinícius. Cicatrizes urbanas: narrativas da violência na ficção detetivesca. 2024. 160 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14673 |
Data do documento: | 27-mar-2013 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
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