00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14671
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Leitão, Heliane de Almeida Lins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1840742985404301pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa Neto, Esperidião-
dc.creatorGonzaga, Sara Cristina dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1217890758609465pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-24T20:50:36Z-
dc.date.available2024-10-24-
dc.date.available2024-10-24T20:50:36Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.citationGONZAGA, Sara Cristina dos Santos. O uso da leitura na clínica com crianças. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14671-
dc.description.abstractThe present work aims to investigate the use of reading in clinical and therapeutic contexts with children, as well as the benefits of reading for child development. The work was carried out based on bibliographical research, followed by a literature review. The search was carried out in the SciELO database, by crossing the descriptors: Children's Clinic, Psychoanalysis, Child, Children, Reading, Literature and Fairy Tales. Articles that addressed the benefits of reading for children, the importance of reading in child development and/or reading used as a therapeutic method with children were included. 14 articles were selected for content analysis, from which 3 thematic categories were constructed: reading and child development; reading and reframing experiences; reading and therapy. It appears that reading is an important tool for a child's psychic development, enabling them to expand their ability to communicate with external reality and better understand their internal world. The use of reading in clinical contexts helps children advance in the process of working through their traumas, insecurities and anxieties. Children's literature is an important tool for establishing psychologist-child dialogue in a playful and affective way, facilitating the creation of bonds and communication. It is concluded that the use of reading is an important device in intervention situations with children, especially in clinical and therapeutic contexts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologia- Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectClínica infantilpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectChildren's clinicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleO uso da leitura na clínica com criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar a utilização da leitura em contextos clínicos e terapêuticos com crianças, assim como os benefícios da leitura para o desenvolvimento infantil. O trabalho foi feito a partir de pesquisa bibliográfica, seguida da revisão de literatura. A busca foi realizada no banco de dados SciELO, através de cruzamentos dos descritores: Clínica Infantil, Psicanálise, Criança, Infantil, Leitura, Literatura e Contos de Fadas. Foram incluídos os artigos que abordavam os benefícios da leitura para crianças, a importância da leitura no desenvolvimento infantil e/ou a leitura utilizada como um método terapêutico com crianças. Foram selecionados 14 artigos para análise de conteúdo, da qual foram construídas 3 categorias temáticas: leitura e desenvolvimento infantil; leitura e ressignificação de experiências; leitura e terapia. Constata-se que a leitura é uma importante ferramenta para o desenvolvimento psíquico da criança, possibilitando a ampliação de sua capacidade de comunicação com a realidade externa e melhor compreensão de seu mundo interno. O uso da leitura em contextos clínicos ajuda a criança a avançar no processo de elaboração de seus traumas, inseguranças e angústias. A literatura infantil é uma importante ferramenta para estabelecer o diálogo psicólogo-criança de maneira lúdica e afetiva, facilitando a criação de vínculos e a comunicação. Conclui-se que o uso da leitura se mostra um importante dispositivo em situações de intervenção com crianças, especialmente em contextos clínicos e terapêuticos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso da leitura na clínica com crianças.pdf372.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.