Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14646
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Jogos nas aulas de matemática – uma perspectiva de novas metodologias |
Autor(es): | Nascimento, Dayse karoline Gomes da Silva |
Primeiro Orientador: | Santos, Vívia Dayana Gomes dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Messias, Paulo Roberto Lemos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lopes Neta, Natércia de Andrade |
Resumo: | Os jogos fazem parte da vida do homem desde a antiguidade. O interesse em estudá-lo está diretamente ligado à sua contribuição no ensino e na aprendizagem das aulas de matemática. Partindo do pressuposto de que a disciplina de matemática é vista como a mais difícil, este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova didática de ensino que a torne mais interessante, prazerosa e menos cansativa. Neste sentido, tal proposta busca aliar as atividades e conteúdos já previstos no material elaborado pela secretaria do município, adotado por uma escola de ensino fundamental, situada na cidade de Major Izidoro, município de Alagoas à utilização de jogos didáticos que podem colaborar para o processo de ensino e de aprendizagem das quatro operações e jogos de sinais. O intuito para tal pesquisa é avaliar quais as maiores dificuldades dos discentes e intervir de maneira lúdica. Sendo assim, foi aplicada durante as aulas de matemática do 7º ano do ensino fundamental, buscando amenizar as dificuldades relacionadas à divisão, multiplicação e jogo de sinais, de maneira interativa, possibilitando a resolução de problemas e estimulando o raciocínio lógico criativo. |
Abstract: | Games have been a part of man's life since antiquity. The interest in studying it is directly linked to his contribution in teaching and learning math classes. Based on the assumption that the mathematics discipline is considered the most difficult, this work aims to present a new teaching didactic that makes it more interesting, pleasurable and less tiring. In this sense, this proposal seeks to combine the activities and contents already foreseen In the material elaborated by the municipality's secretary, adopted by a primary school located in the city of Major Izidoro, municipality of Alagoas, to the use of didactic games that can collaborate in the teaching and learning process of the four operations and games of signs. The purpose of such research is to assess the students' greatest difficulties and intervene in a playful way. Thus, it was applied during the math classes of the 7th year of elementary school, seeking to alleviate the difficulties related to the division, multiplication and play of signals, in an interactive way, enabling problem solving and stimulating logical thinking. |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino Jogos didáticos Jogos educativos Ensino - Meios auxiliares Mathematics – Study and teaching Educational games Didatic games Teaching - Auxiliary means |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática Ensino a Distância - Licenciatura |
Citação: | NASCIMENTO, Dayse Karoline Gomes da Silva. Jogos nas aulas de matemática – uma perspectiva de novas metodologias. 2024. 32 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática: Licenciatura) – Instituto de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática a Distância, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14646 |
Data do documento: | 18-abr-2018 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA ENSINO A DISTÂNCIA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jogos nas aulas de matemática – uma perspectiva de novas metodologias.pdf | 990.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.