00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Interatividade e construção referencial no perfil de Alice Pataxó no Instagram
Título(s) alternativo(s): Interactivity and referential construction on Alice Pataxó's Instagram profile
Autor(es): Cavalcante, Sarah Felícia Paz
Primeiro Orientador: Lima, Isabel Muniz
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Fabiana Pincho de
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Andrea da Silva
Resumo: Este trabalho se ancora na área da Linguística Textual Brasileira e pretende contribuir para a discussão acerca dos estudos da referenciação e da interatividade. Nosso objetivo principal é apresentar o processo de construção referencial em textos nativos digitais, bem como refletir sobre a influência dos níveis de interatividade no processo de referenciação, na construção de sentidos em torno do referente “Indígena”, na mídia Instagram. Na pesquisa, foram determinados três objetivos específicos: compreender como se configura o processo de construção referencial, tendo em vista os fatores tecnolinguageiros em contexto digital on-line; analisar de que maneira os níveis de interatividade se revelam na mídia Instagram e de que maneira o referente “Indígena” é categorizado, considerando sua organização em agrupamentos. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa e documental (Minayo, 2001) derivada do recorte da postagem do dia 6 de novembro de 2022, no perfil da ativista indígena @alice_pataxo, em formato de reels, com 499 mil visualizações, 41,5 mil curtidas e 672 comentários. Destes, foram selecionados 42 comentários a partir de uma pré-análise dos elementos textuais e semióticos presentes no vídeo, o qual aborda 5 formas de como não se referir aos povos indígenas. Os critérios de escolha da postagem foram baseados no número de repercussão, como curtidas e comentários, emojis, e, também na ênfase de termos considerados pejorativos em relação às características físicas e identitárias dos indígenas. Para a fundamentação teórica, nos baseamos em Cavalcante et al. (2022), para conceituar referenciação e texto; em Muniz-Lima (2022), a respeito dos estudos de interação em contexto digital; e em Cavalcante e Muniz-Lima (2021), para discutir a construção referencial em compósitos de gêneros. Nos resultados constatamos que o processo de referenciação se constitui em uma negociação complexa de sentidos em torno dos referentes, considerando os interlocutores como agentes diretos nesse processo, imbricados dos valores sociais nas relações intersubjetivas durante as interações no contexto digital, com influência dos níveis de interatividade como a interferência do caráter dialogal, do controle do conteúdo, por meio de curtidas e da presença de emojis nos comentários.
Abstract: This work is anchored in the field of Brazilian Textual Linguistics and aims to contribute to the discussion on referencing and interactivity studies. Our main objective is to present the process of referential construction in digital native texts, and also to reflect on the influence of levels of interactivity on the process of referencing, in the construction of meanings around the referent "Indigenous", in the media Instagram. In the research, three specific objectives were determined: to understand how the referential construction process is configured, taking into account the technolinguistic factors in an online digital context; to analyse how the levels of interactivity are revealed in the Instagram media and how the referent “Indigenous” is categorized, considering its organization in groupings. The methodology used is qualitative and documentary research derived from the post of November 6, 2022, on the profile of indigenous activist @alice_pataxo, in the form of reels, with 499,000 views, 41,500 likes and 672 comments. Of these, 42 comments were selected based on a pre-analysis of the textual and semiotic elements present in the video, which covers 5 ways of not referring to indigenous peoples. The criteria for choosing the post were based on the number of repercussions, such as likes and comments, emojis, and also for emphasizing terms considered pejorative in relation to the physical characteristics and identity of indigenous people. For the theoretical basis, we used Cavalcante et al. (2022), to conceptualize textual referencing and text; Muniz-Lima (2022), regarding interaction studies in a digital context; and Cavalcante and Muniz-Lima (2021), to discuss referential construction in genre composites. The results show that the process of textual referencing is a complex negotiation of meanings around referents, considering the interlocutors as direct agents in this process, imbricated with social values in intersubjective relationships during interactions in the digital context, influenced by levels of interactivity such as the interference of the dialogical character, content control through likes and the presence of emojis in comments.
Palavras-chave: Interatividade
Construção Referencial
Instagram
Instagram
Referential Construction
Instagram
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: CAVALCANTE, Sarah Felícia. Interatividade e construção referencial no perfil de Alice Pataxó no Instagram 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14594
Data do documento: 14-dez-2023
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