00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14591
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um pomar de pensamentos: a relação entre o texto verbal e a ilustração em Amoras, de Emicida /
Título(s) alternativo(s): An orchard of thoughts: the relationship between verbal text and illustration in Amoras, of Emicide
Autor(es): Silva, Emmilly Andreyna da
Primeiro Orientador: Oliveira, Eliana Kefalás
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Silvana Paulina de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Susana Souto
Resumo: A literatura pode ser vista como um exercício de reflexão e como uma forma de empoderamento para muitas pessoas, numa perspectiva de representatividade. A literatura infanto-juvenil, para além do texto escrito, muitas das vezes apresenta a ilustração, os quais colaboram mutuamente para a construção de significados. A partir disto, este trabalho se debruça sobre a análise da personagem principal da obra Amoras (2018), de Emicida, considerando a relação entre texto verbal e ilustração. O objetivo principal deste trabalho é analisar como acontece a relação entre texto verbal e ilustração; paralelamente, serão analisados os artifícios utilizados no desenvolvimento da personagem central e como estes moldam sua personalidade. A pesquisa tem como fundamento teórico reflexões que se debruçam sobre a relação texto verbal-ilustração (LINDEN, 2011; VASCONCELOS, 2019) em diálogo com textos que analisam as diversas formas de construção da personagem (CÂNDIDO, 2009). Para além disso, diversos depoimentos do autor, Emicida, foram material de análise para a construção desta pesquisa, considerando as influências musicais e sociais do artista, a exemplo do empoderamento histórico usado como referência na construção da personagem. A partir do exposto, é possível afirmar que os traços e cores usados na ilustração conseguem caminhar ao lado do texto verbal na construção da personalidade da personagem.
Abstract: Literature can be seen as an exercise for reflection and as a way of empowerment for many people, from a representative perspective. Children’s literature, beyond the written text, often presents illustrations, which mutually collaborate to construct meanings. This work focuses on the analysis of the main character from Amoras (2018), written by Emicida, considering the relationship between verbal text and illustration. The main objective of this work is to analyze how the relationship between verbal text and illustration happens. At the same time, the devices used in the development of the central character and how they shape her personality will also be an object of analysis. The research has as its theoretical basis reflections studies that focuses on the verbal text-illustration relationship (LINDEN, 2011; VASCONCELOS, 2019) in dialogue with texts that analyze the different forms of character construction (CANDIDO, 2009). Furthermore, several statements from the author Emicida were used as a material of analysis for the development of this research, considering the artist's musical and social influences, such as the historical empowerment used as a reference in the construction of the haracter. In conclusion, it is possible to affirm that the lines and colors used in the illustration worked together with the verbal text in the construction of the character's personality.
Palavras-chave: Emicida, 1985- Amoras
Texto verbal
Ilustração
Emicida, 1985- Amoras
Verbal text
Illustration
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: SILVA, Emmilly Andreyna da. Um pomar de pensamentos: a relação entre o texto verbal e a ilustração em Amoras, de Emicida. 2024. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14591
Data do documento: 28-jan-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um pomar de pensamentos a relação entre o texto verbal e a ilustração.pdf835.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.