00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de leitura literária no nível médio: breve análise sobre as propostas do livro didático de língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): Teaching literary reading at secondary level: brief analysis of the Portuguese language textbook proposals
Autor(es): Santos, Emylly Alicy Belmiro Valentim
Primeiro Orientador: Santos, Vanusia Amorim Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Maria Edileuza da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira
Resumo: A presente monografia visa contribuir com as discussões existentes a respeito do ensino literário nas redes de escolas brasileiras que ofertam o nível de Ensino Médio, traçando paralelos com a atual Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional, que passou por significativas alterações em decorrência da Lei Nº 13.415/2017 e da sua ampliação trazida pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Considera também a importância do Livro Didático e da adequação desse material aos novos parâmetros educacionais, bem como apresenta a metodologia adotada em um exemplar de LDP aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa. A análise dos resultados indicou as didáticas adotadas pelo LDP em relação ao campo artístico- literário, e os aspectos que necessitam de ajustes para alcançar a meta de ensino reflexivo da literatura prevista nos documentos legais.
Abstract: The present monograph aims to contribute to the existing discussions on the teaching of literature in Brazilian school networks that offer the High School level, drawing parallels with the current Law of Guidelines and Bases of National Education, which underwent significant changes due to Law No. 13,415/2017 and its expansion brought about by the National Common Curricular Base - BNCC. It also considers the importance of Textbooks and the adaptation of this material to the new educational parameters, as well as presents the methodology adopted in a Textbook approved by the National Textbook and Teaching Material Program of 2021. Data collection was carried out through quantitative and qualitative research. The analysis of the results indicated the didactics adopted by the Textbook in relation to the artistic-literary field, and the aspects that need adjustments to achieve the goal of reflective teaching of literature foreseen in the legal documents.
Palavras-chave: Novo Ensino médio
Literatura
Livros didáticos – Língua portuguesa
Leitura – Estudo e ensino
Leitura literária
Base Nacional Comum Curricular
New high school
Literature
Textbooks – Language Portuguese
Reading – Study and teaching
Literary reading
Base National Common Curricular
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: SANTOS, Emylly Alicy Belmiro Valentim. Ensino de leitura literária no nível médio: breve análise sobre as propostas do livro didático de língua portuguesa. 2024. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14590
Data do documento: 8-abr-2024
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