00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee1Farias, Jair Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8288273058788141pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Fabiana Pincho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480057780463997pt_BR
dc.creatorSilva, Maria Geni dos Santos-
dc.date.accessioned2024-10-23T20:37:29Z-
dc.date.available2024-10-22-
dc.date.available2024-10-23T20:37:29Z-
dc.date.issued2022-09-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Silva, Maria Geni dos. Aulas de português no Facebook: unidade básica e multimodalidade. 2024. 30 f. Trabalho de conclusão de curso em Letras - Português) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14587-
dc.description.abstractThe use of reasoning allowed humanity to create several technologies, Information and Communication Technologies (ICT) in turn, through the internet and its tools, enable the acquisition of new knowledge, there is currently a great concern on the part of researchers in education and the growing need to incorporate ICTs into school practices for teaching writing and reading with the aim of multi-literacy for students in basic education. Developed in 2004 by Harvard university students, Facebook emerged with the objective of connecting students who had the profile of university students, so from 2006 this means of communication became popular, starting to be used by people with different profiles and goals. Alternative teaching platforms have never been needed as much as today, when humanity is experiencing the SARS-COV-2 pandemic, making it impossible for thousands of students to go to school, making Facebook an even stronger means of connecting these students. students to teaching, however, Facebook has been used as a tool for teaching even before the emergence of the Covid 19 virus. multimodal as video, image, audio. The present work is a field research (digital), qualitative and interpretive, for its consolidation were selected and analyzed videos of free access available on Facebook, being also carried out a bibliographic research for basement and discussion of the obtained data. From the analyzes carried out, it was possible to show that Facebook fits as a multimodal tool, to the detriment of the use of videos and memes inserted in the classes to explain the contents, the authors argue that the Portuguese classes analyzed fit the concept of multimodality , which can be used effectively for teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectFacebook (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMultimodalitypt_BR
dc.subjectFacebook (Network online social)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleAulas de português no Facebook : unidade básica e multimodalidadept_BR
dc.title.alternativePortuguese classes on Facebook: basic unity and multimodalitypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA utilização do raciocínio permitiu à humanidade criar várias tecnologias, dentre elas as chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Com isso, novos conhecimentos vieram à tona pelo uso da internet e de suas diversificadas ferramentas. Atualmente, existe uma grande preocupação por parte dos pesquisadores em educação quanto à necessidade crescente de incorporar as TIC às práticas escolares para o ensino da escrita e leitura, visando aos multiletramentos para discentes na educação básica. Desenvolvido em 2004, por universitários de Harvard, o Facebook surgiu com o objetivo de conectar estudantes que tivessem o perfil dos alunos da universidade. A partir de 2006, esse meio de comunicação se popularizou, começando a ser utilizado por pessoas com diferentes perfis e objetivos. Nunca se precisou tanto de plataformas alternativas de ensino como nos dias atuais, principalmente no momento em que a humanidade vivenciou a pandemia do SARS-COV-2, impossibilitando a ida de milhares de estudantes à escola. O Facebook tornou-se, então, um dos meios ainda mais fortes de conexão desses alunos com o conhecimento, mas vinha sendo utilizado como ferramenta para o ensino mesmo antes do surgimento do vírus do Covid 19. O objetivo deste trabalho foi analisar aulas de língua portuguesa no Facebook, observando, especificamente, o texto como unidade básica da língua e o uso de recursos multimodais como vídeo, imagem, áudio. Trata-se de uma pesquisa de campo (digital), qualitativa e interpretativista. Para a sua consolidação, foram selecionados e analisados vídeos de livre acesso disponibilizados no Facebook, sendo realizada também pesquisa bibliográfica para embasamento e discussão dos dados obtidos. A partir das análises realizadas, foi possível evidenciar que o Facebook se enquadra como ferramenta multimodal, pelo uso de diferentes linguagens contemporâneas: verbal, imagética e videográfica, na explicação situada dos conteúdos, atendendo ao conceito de multimodalidade, para a eficácia do ensino e da aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aulas de português no Facebook unidade básica e multimodalidade.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.