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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14545
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise da eficiência da faixa exclusiva de transporte público por ônibus em Maceió |
Autor(es): | Lima, Mylena Maria Salgueiro de |
Primeiro Orientador: | Silva, Alexandre Lima Marques da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Jéssica Helena de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Espíndola, Aline Calheiros |
Resumo: | A qualidade de vida de uma sociedade está intrinsecamente relacionada à facilidade de deslocamento de sua população. Seu desenvolvimento econômico e social depende em grande parte das condições de mobilidade das pessoas, especialmente quando se trata do transporte coletivo. Por isso, conforme a Política Nacional de Mobilidade Urbana (2012), as medidas estratégicas para gestão do sistema viário das cidades brasileiras devem priorizar o transporte público em comparação ao transporte particular. A partir disso, existem diversas soluções aplicáveis para otimizar o transporte coletivo e desestimular o uso do automóvel privado que culminam para a diminuição da poluição gerada, da energia consumida e do tempo gasto em viagens, a humanização dos espaços urbanos e a inclusão social. Dentre elas está a implementação da faixa exclusiva de transporte público por ônibus, estratégia de baixo custo de execução se comparada às demais e bastante utilizada no Brasil atualmente. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise da eficiência relacionada à diminuição do tempo de viagem do transporte público por ônibus obtida com a implementação de faixa exclusiva para ônibus nas avenidas Comendador Leão e Dona Constança de Góes Monteiro, observar o impacto do número de passageiros das 3 linhas estudadas que utilizam os trechos citados e, também, verificar outros pontos da cidade que possuem potencial para implementação dessa solução por meio da coleta e interpretação de dados, além da obtenção de informações em referências bibliográficas relacionadas e através de especialistas da área. Os resultados obtidos mostram que a implementação da faixa exclusiva em Maceió ocasionou a diminuição do tempo médio total de viagem do transporte coletivo em 8 minutos no curto prazo e não influenciou de forma significativa na quantidade de passageiros desse modo de transporte, devido à influência do surgimento de outros fatores que impactam esses números. Portanto, a faixa exclusiva trouxe benefícios imediatos para a cidade, mas precisa de fiscalização adequada para que cumpra seu papel de proporcionar exclusividade ao transporte público. Com relação à implementação de novos trechos, a Avenida Comendador Gustavo Paiva apresenta os requisitos recomendados para a inserção de uma faixa exclusiva. |
Abstract: | The quality of life of a society is intrinsically related to the ease of mobility of its population. Its economic and social development largely depends on the mobility conditions of people, especially when it comes to public transportation. Therefore, according to the National Urban Mobility Policy (2012), strategic measures for managing the road system of Brazilian cities should prioritize public transportation over private transportation. From this perspective, there are several applicable solutions to optimize public transport and discourage the use of private automobiles, leading to a reduction in generated pollution, consumed energy, and time spent on trips, as well as the humanization of urban spaces and social inclusion. Among these solutions is the implementation of exclusive lanes for buses, a low-cost strategy compared to others and widely used in Brazil today. In this context, the present work aims to analyze the efficiency related to the reduction of travel time for public bus transportation obtained through the implementation of exclusive bus lanes on Comendador Leão and Dona Constança de Góes Monteiro avenues. It also aims to observe the impact of the number of passengers from the three studied lines that use the mentioned stretches and to identify other areas in the city with potential for implementing this solution through data collection and interpretation, as well as obtaining information from related bibliographic references and experts in the field. The results obtained show that the implementation of exclusive lanes in Maceió resulted in an 8- minute reduction in the total average travel time for public transportation in the short term and did not significantly influence the number of passengers using this mode of transport due to the influence of other factors impacting these numbers. Therefore, the exclusive lane brought immediate benefits to the city but requires adequate supervision to fulfill its role of providing exclusivity to public transportation. Regarding the implementation of new stretches, Comendador Gustavo Paiva Avenue meets the recommended requirements for the insertion of an exclusive lane. |
Palavras-chave: | Transporte público urbano - Maceió Faixa exclusiva Mobilidade urbana Exclusive lane Urban mobility Public transportation Maceió |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Engenharia Civil - Bacharelado |
Citação: | LIMA, Mylena Maria Salgueiro de. Análise da eficiência da faixa exclusiva de transporte público por ônibus em Maceió. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14545 |
Data do documento: | 19-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC |
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