Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14543
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Orientação e localização como ampliação da percepção espacial: experiência de regência no PRP-subprojeto geografia |
Título(s) alternativo(s): | Orientation and localization as an amplification of spacial perception: regency experience on geography PRP-subproject |
Autor(es): | Silva, José Vitor Albano da |
Primeiro Orientador: | Santos, Cirlene Jeane Santos e |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Calazans, Dênis Rocha |
metadata.dc.contributor.referee1: | Almeida, Jacqueline Praxedes de |
Resumo: | As noções e técnicas de orientação e localização estão constantemente presentes em nosso dia a dia, seja nos deslocamentos cotidianos ou nas análises geográficas. Prover meios para que os alunos alcancem a alfabetização cartográfica e com isso desenvolvam o raciocínio geográfico, essenciais para a autonomia e conhecimento do espaço geográfico foram os objetivos delimitados durante o planejamento da aula tema do referido trabalho. O presente estudo destaca as experiências vivenciadas em aula remota na disciplina de Geografia sobre o tema Orientação e Localização com alunos do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Maceió (AL), no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dentro do ciclo 2020-2022, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mediante o cenário de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, residentes pedagógicos na companhia do professor preceptor, tiveram que superar desafios urgentes. Apresentar as experiências vividas no programa, a importância dos encontros pedagógicos para planejamento e formação contínua do residente, com objetivos de alcançar a ampliação da percepção espacial e autonomia com base na construção da sequência didática orientação e localização, abordando o ensino de cartografia de forma lúdica fazem parte da metodologia deste trabalho. Depreendese do referido esforço que estudantes despertaram para a importância e manifestação dos conhecimentos geográficos nas ações quotidianas. A base teórica deste trabalho espelhou-se em teóricos como: Martinelli (1999), Passini (1999), Almeida (1999), Katuta (2000), entre outros, que discutem a temática em questão. |
Abstract: | The notions and techniques of orientation and location are constantly present in our daily lives, whether in everyday movements or in geographical analyses. Providing means for students to achieve cartographic literacy and thereby develop geographical reasoning, essential for autonomy and knowledge of the geographical space, were the objectives delimited during the planning of the thematic lesson of the mentioned work. This study highlights the experiences lived in remote classes in the Geography discipline on the theme of Orientation and Location with 1st-year High School students at the Federal Institute of Alagoas (IFAL), Maceió campus (AL), within the scope of the Pedagogical Residency Program (PRP), of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), within the 2020-2022 cycle, in partnership with the Federal University of Alagoas (UFAL). Amidst the context of social isolation brought about by the Covid-19 pandemic, pedagogical residents, alongside the supervising teacher, had to confront urgent challenges. Present the experiences lived in the program, the importance of pedagogical meetings for planning and ongoing training of the resident, with the objectives of achieving the expansion of spatial perception and autonomy based on the construction of the orientation and location didactic sequence, approaching the teaching of cartography in a playful way are part of the methodology of this work. It appears from this effort that students have become aware of the importance and manif estation of geographic knowledge in everyday actions. The theoretical foundation of this work was based on theorists such as: Martinelli (1999), Passini (1999), Almeida (1999), Katuta (2000), among others, who discuss the theme in question. |
Palavras-chave: | Ensino remoto Alfabetização cartográfica Raciocínio geográfico Remote Teaching Cartographic literacy Geographical reasoning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | SILVA, José Vitor Albano da. Orientação e localização como ampliação da percepção espacial: experiência de regência no PRP-subprojeto geografia. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14543 |
Data do documento: | 22-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Orientação e localização como ampliação da percepção espacial_experiência de regência no PRP-subprojeto geografia.pdf | Orientação e localização como ampliação da percepção espacial: experiência de regência no PRP-subprojeto geografia | 604.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.