Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14532
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Anatomy Alive: desenvolvimento de um aplicativo móvel para facilitar o ensino-aprendizagem de anatomia da cabeça e pescoço aplicada à odontologia |
Título(s) alternativo(s): | Anatomy Alive: development of a mobile application to facilitate the teaching-learning of head and neck anatomy applied to dentistry |
Autor(es): | Silva, Ana Maria Catonio da Silva, Maria Jessiane de Almeida |
Primeiro Orientador: | Lemos, George Azevedo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bezerra, Daniele Gonçalves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moretti, Eduarda Correia |
Resumo: | Introdução: A Anatomia Humana é uma disciplina indispensável na grade curricular de cursos da área da saúde, sendo crescente a demanda no ensino superior por novas tecnologias que possam ajudar no seu processo de estudo. Objetivo: Desenvolver e validar, quanto ao conteúdo e usabilidade, um aplicativo móvel para apoio ao ensino-aprendizagem de Anatomia de Cabeça e Pescoço, aplicada à Odontologia. Materiais e Métodos: Etapas do estudo: (1) definição do escopo e registro de marca, (2) preparação de peças anatômicas, (3) desenvolvimento do protótipo, (4) avaliação de conteúdo e (5) avaliação de usabilidade e grau de satisfação. Para avaliação de conteúdo, cinco docentes/juízes com expertise na área de Anatomia Humana, responderam um questionário online contendo oito perguntas relacionadas ao conteúdo e funcionalidade do protótipo. A usabilidade foi avaliada por quinze estudantes de graduação em Odontologia, através da versão brasileira da escala System Usability Scale (SUS) e uma escala visual analógica de 0-10 pontos para satisfação. Resultados: Desenvolvimento de um aplicativo híbrido, compatível com o sistema operacional Android, permitindo a identificação de estruturas anatômicas em peças cadavéricas reais e testes de conhecimento a partir de questões objetivas. A pontuação média da avaliação dos juízes foi de 9,6, indicando conteúdo e funcionalidade adequados. O escore final da escala SUS foi 90,33 (usabilidade “excelente”) e a média de satisfação dos usuários foi 9.13. Conclusão: O aplicativo apresentou compatibilidade, conteúdo, funcionalidade e usabilidade adequados, podendo ser usado como um recurso gratuito para apoio ao ensino-aprendizagem de Anatomia de Cabeça e Pescoço. |
Abstract: | Introduction: Human Anatomy is an essential subject in the curriculum of health courses, with a growing demand in higher education for new technologies that can help in the study process. Objective: To develop and validate, in terms of content and usability, a mobile application to support the teaching-learning of Head and Neck Anatomy, applied to Dentistry. Materials and Methods: Study stages: (1) definition of scope and trademark registration, (2) preparation of anatomical parts, (3) prototype development, (4) content evaluation and (5) usability and degree of satisfaction. To evaluate the content, five teachers/judges with expertise in the area of Human Anatomy answered an online questionnaire containing eight questions related to the content and functionality of the prototype. Usability was assessed by fifteen undergraduate Dentistry students, using the Brazilian version of the System Usability Scale (SUS) and a visual analogue scale of 0-10 points for satisfaction. Results: Development of a hybrid application, compatible with the Android operating system, allowing the identification of anatomical structures in real cadaveric parts and knowledge tests based on objective questions. The average rating score from the judges was 9.6, indicating adequate content and functionality. The final score on the SUS scale was 90.33 (“excellent” usability) and the average user satisfaction was 9.13. Conclusion: The application presented adequate compatibility, content, functionality and usability, and can be used as a free resource to support the teaching-learning of Head and Neck Anatomy. |
Palavras-chave: | Anatomia Validação de programas de computador Computadores de mão Odontologia Anatomy Software validation Mobile device Dentistry |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Odontologia - Bacharelado |
Citação: | SILVA, Ana Maria Catonio da; SILVA, Maria Jessiane de Almeida. Anatomy Alive: desenvolvimento de um aplicativo móvel para facilitar o ensino-aprendizagem de anatomia da cabeça e pescoço aplicada à odontologia. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) – Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14532 |
Data do documento: | 25-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ODONTOLOGIA - FOUFAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Anatomy Alive_desenvolvimento de um aplicativo móvel para facilitar o ensino-aprendizagem de anatomia da cabeça e pescoço aplicada à odontologia.pdf | 4.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.