Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14525
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uso dos jogos teatrais na sala de aula inclusiva |
Título(s) alternativo(s): | Use of theatrical games in the inclusive classroom |
Autor(es): | Oliveira, Itamar Farias de |
Primeiro Orientador: | Pereira, Matilde Wrublevski |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gomes, Ednaldo Candido Moreira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gianini, Marcelo |
Resumo: | Este trabalho é o resultado de uma Revisão Bibliográfica da Literatura que aborda o tema o uso dos jogos teatrais na sala de aula inclusiva, sendo esta uma temática atual, necessária e urgente. Aqui se tem o objetivo principal em discutir a possibilidade dos Jogos Teatrais serem um instrumento eficaz no desenvolvimento geral dos alunos na sala de aula inclusiva. Aborda-se o tema ancorado nas teorias das artes-educadoras Spolin, através da sua obra Jogos Teatrais na Sala de Aula - O livro do professor, e Reverbel, a partir das suas experiências com Jogos Teatrais e atividades globais de expressão. Foram discutidas as possibilidades do uso dos Jogos Teatrais, que exploram tanto do ponto de vista físico, quanto intelectual, no desenvolvimento global dos alunos com deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), altas habilidades/superdotação, incluindo os demais alunos. Busca-se, também, o desdobramento teórico com a soma de pesquisadores que contribuíram para a melhoria do ensino de arte no Brasil, voltados para esta temática, ficando evidente que os jogos teatrais são um instrumento importante, na prática da nova sala de aula e eficaz para o desenvolvimento global dos alunos. |
Abstract: | This work is the result of a Literature Review addressing the theme of the use of theater games in the inclusive classroom, which is a current, necessary, and urgent topic. The main objective here is to discuss the possibility of Theater Games being an effective tool in the overall development of students in the inclusive classroom. The theme is approached based on the theories of arts educators Viola Spolin, through her work Theater Games in the Classroom - The Teacher's Book, and Olga Reverbel, from her experiences with Theater Games and global expression activities. The possibilities of using Theater Games, which explore both physical and intellectual perspectives, in the overall development of students with disabilities, global developmental disorders (GDD), high abilities/giftedness, including other students, were discussed. The theoretical unfolding is also sought through the addition of researchers who contributed to the improvement of art education in Brazil, focusing on this theme, making it clear that theater games are an important tool in the practice of the new classroom and effective for the overall development of students. |
Palavras-chave: | Ensino de Artes Jogos Teatrais Educação Inclusiva Sala de Aula inclusiva Arts Teaching Theatrical Games Inclusive Education Inclusive Classroom |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Teatro - Licenciatura |
Citação: | OLIVEIRA, Itamar Farias de. Uso dos jogos teatrais na sala de aula inclusiva. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14525 |
Data do documento: | 27-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uso dos jogos teatrais na sala de aula inclusiva.pdf | Uso dos jogos teatrais na sala de aula inclusiva | 319.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.