00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14525
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso dos jogos teatrais na sala de aula inclusiva
Título(s) alternativo(s): Use of theatrical games in the inclusive classroom
Autor(es): Oliveira, Itamar Farias de
Primeiro Orientador: Pereira, Matilde Wrublevski
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Ednaldo Candido Moreira
metadata.dc.contributor.referee2: Gianini, Marcelo
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma Revisão Bibliográfica da Literatura que aborda o tema o uso dos jogos teatrais na sala de aula inclusiva, sendo esta uma temática atual, necessária e urgente. Aqui se tem o objetivo principal em discutir a possibilidade dos Jogos Teatrais serem um instrumento eficaz no desenvolvimento geral dos alunos na sala de aula inclusiva. Aborda-se o tema ancorado nas teorias das artes-educadoras Spolin, através da sua obra Jogos Teatrais na Sala de Aula - O livro do professor, e Reverbel, a partir das suas experiências com Jogos Teatrais e atividades globais de expressão. Foram discutidas as possibilidades do uso dos Jogos Teatrais, que exploram tanto do ponto de vista físico, quanto intelectual, no desenvolvimento global dos alunos com deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), altas habilidades/superdotação, incluindo os demais alunos. Busca-se, também, o desdobramento teórico com a soma de pesquisadores que contribuíram para a melhoria do ensino de arte no Brasil, voltados para esta temática, ficando evidente que os jogos teatrais são um instrumento importante, na prática da nova sala de aula e eficaz para o desenvolvimento global dos alunos.
Abstract: This work is the result of a Literature Review addressing the theme of the use of theater games in the inclusive classroom, which is a current, necessary, and urgent topic. The main objective here is to discuss the possibility of Theater Games being an effective tool in the overall development of students in the inclusive classroom. The theme is approached based on the theories of arts educators Viola Spolin, through her work Theater Games in the Classroom - The Teacher's Book, and Olga Reverbel, from her experiences with Theater Games and global expression activities. The possibilities of using Theater Games, which explore both physical and intellectual perspectives, in the overall development of students with disabilities, global developmental disorders (GDD), high abilities/giftedness, including other students, were discussed. The theoretical unfolding is also sought through the addition of researchers who contributed to the improvement of art education in Brazil, focusing on this theme, making it clear that theater games are an important tool in the practice of the new classroom and effective for the overall development of students.
Palavras-chave: Ensino de Artes
Jogos Teatrais
Educação Inclusiva
Sala de Aula inclusiva
Arts Teaching
Theatrical Games
Inclusive Education
Inclusive Classroom
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Teatro - Licenciatura
Citação: OLIVEIRA, Itamar Farias de. Uso dos jogos teatrais na sala de aula inclusiva. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14525
Data do documento: 27-mar-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso dos jogos teatrais na sala de aula inclusiva.pdfUso dos jogos teatrais na sala de aula inclusiva319.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.