00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14520
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Memórias de estudantes da educação básica sobre a pandemia
Título(s) alternativo(s): Memories of basic education students about the pandemic
Autor(es): Santos, Lizandra Maria Calazans dos
Primeiro Orientador: Santos, Lúcia de Fátima
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Yana Liss Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Adna de Almeida
Resumo: A pandemia de Covid-19 deixou marcas e sequelas que irão perdurar na vida de todos que a enfrentaram nos anos 2020 e 2021. No âmbito educacional, não foi diferente: o cenário pandêmico evidenciou a imensa desigualdade no ensino brasileiro. Considerando essa realidade, neste trabalho pretende-se apresentar reflexões acerca das memórias dos/das estudantes a respeito da pandemia de Covid-19. As memórias servem para retratar as lembranças de um tempo ou época passada. Ao falar sobre memórias, deve-se compreender que ela busca rememorar as vivências, experiências, emoções e sentimentos por meio da linguagem. Trata-se de uma pesquisa que está inserida na área de Linguística Aplicada e as orientações metodológicas adotadas são de cunho etnográfico (Lüdke; André, 1986). Os dados analisados consistem em narrativas produzidas por alunos de duas turmas de 8ºano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino no interior do estado de Alagoas, nas aulas de Língua Portuguesa. O aporte teórico se baseia nas fundamentações de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2002) sobre os gêneros discursivos, Aragão (1992) e Halbwachs (1990) acerca do gênero memórias. Diante das observações realizadas, os resultados obtidos indicam que as memórias registradas pelos/as estudantes revelaram que o período pandêmico desencadeou uma série de fatores emocionais e sociais para a vida deles/as, como também indicam que esses/as estudantes da Educação Básica sofreram consideravelmente os impactos no processo educacional.
Abstract: The Covid-19 pandemic has left lasting marks and consequences that will endure in the lives of those who faced it in the years 2020 and 2021. In the educational realm, the scenario was no different: the pandemic highlighted the immense inequality in Brazilian education. Considering this reality, this work aims to present reflections on the memories of students regarding the Covid-19 pandemic. Memories serve to portray recollections of a past time or era. When discussing memories, it should be understood that they seek to recall experiences, emotions, and feelings through language. This research falls within the field of Applied Linguistics, with ethnographic methodological guidelines (Lüdke; André, 1986). The analyzed data consist of narratives produced by students from two 8th-grade classes in a public school in the state of Alagoas, Brazil, in Portuguese language classes. The theoretical framework is based on the principles of Bakhtin (2003) and Marcuschi (2002) regarding discursive genres, Aragão (1992), and Halbwachs (1990) concerning the genre of memories. Based on the observations, the results indicate that the memories recorded by the students revealed that the pandemic period triggered a series of emotional and social factors in their lives. They also suggest that these Basic Education students significantly suffered the impacts on the educational process.
Palavras-chave: Memórias- Covid-19 (Pandemia)
Memórias- Estudantes- Educação básica
Gênero discursivo
Gênero memórias
Memories- Covid-19 (Pandemic)
Memories- Students- Basic education
Discursive genre
Genre memories
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: SANTOS, Lizandra Maria Calazans dos. Memórias de estudantes da educação básica sobre a pandemia. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14520
Data do documento: 25-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memórias de estudantes da educação básica sobre a pandemia.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.